Zimbabué preside à Associação dos Produtores Africanos de Diamantes

O evento do comité fez parte das actividades da 8.ª reunião ordinária do Conselho de Ministros da ADPA, realizado no Zimbabué, que vai passar a presidir a associação.

A Tanzânia apelou, desta forma, a uma maior responsabilização, transparência e medidas implementáveis para combater o comércio ilegal de diamantes no mundo.

Kheri Mahimbali declarou que os produtores africanos de diamantes enfrentam numerosos desafios, incluindo a flutuação dos preços dos diamantes, a concorrência dos diamantes sintéticos, a ameaça contínua de mineração ilegal e contrabando.

“Foram também elaboradas várias políticas de gestão, tais como recrutamento de recursos humanos, selecção e políticas de remuneração para aumentar a eficiência e transparência na gestão da associação”, anunciou.

O Presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, disse que, na qualidade de novo Presidente da ADPA, o Zimbabué assegurará o cumprimento do mandato da ADPA e fará avançar o sector diamantífero africano.

Mnangagwa também agradeceu à Tanzânia pelo trabalho que realizou como Presidente da ADPA em 2021 e 2022, bem como aos participantes da ADPA que continuaram com o trabalho apesar da pandemia da Covid-19.

O ministro das Minas e Desenvolvimento Mineiro do Zimbabué e Vice-Presidente da ADPA, Winston Chitando, disse que a ADPA deveria desempenhar um papel fundamental para assegurar que os Estados africanos não sejam deixados para trás, uma vez que a procura de minerais de fontes sustentáveis continua a ocupar o lugar central.

O ministro disse ainda que o sector diamantífero do país é um dos que mais cresce a nível mundial e tem como alvo a extracção de 7 milhões de quilates até ao final de 2023.

Chitando finalizou dizendo que o país tem actividades de exploração em curso, com indicações de resultados positivos que desempenharão um papel ainda maior no crescimento futuro do sector.

Fontes: allafrica.com e chronicle.co.zw

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.