Como membros, foram eleitos os vice-Presidentes Moshe Salem e Philippe Barsamian, o Secretário-Geral Rony Unterman, o Tesoureiro Geral Mehul Shah, assim como Ahmed Bin Sulayem, Lin Qiang, Elliot Krischer, Boaz Moldawsky, Anoop Mehta, Rami Baron, Alan Cohen, Molefi Letsiki e Lawrence Ma para o Comité Executivo.
O Congresso, com o tema “Mudança e Inovação na Nova Realidade Diamantífera”, contou com a presença dos presidentes dos 27 membros da bolsa e de jovens diamantários (Young Diamantaires).
Para Yoram Dvash, “o clima empresarial está a mudar, o consumidor está a mudar e a concorrência também está a mudar”.
“Temos de estudar as mudanças e tomar medidas para nos adaptarmos. Se nós, como líderes da indústria diamantífera mundial, não nos adaptarmos, a indústria ficará para trás.”
Durante o congresso, os representantes demonstraram receios e reservas face à mudança do GIA (Gemological Institute of America) que vai passar a emitir apenas certificados digitais. Discutiram a comercialização genérica de diamantes e a decisão da WFDB de iniciar uma colaboração com o Natural Diamond Council, assim como o pedido para que haja um maior envolvimento dos ‘Young Diamantaires’ na indústria.
Fontes: Rough & Polished e diamondworld.net