WFDB opõe-se ao leilão das jóias de Heidi Horten

A World Federation of Diamond Bourses (WFDB) manifestou a sua objeção à venda da coleção de jóias da falecida Heidi Horten, cujo marido, Helmut Horton, que era membro do regime nazi, comprou à força empresas judias para acumular riqueza.

Numa tentativa de impedir a venda ou de recuperar as receitas para fins de beneficência, o Presidente da WFDB, Yoram Dvash, escreveu uma carta ao Presidente da Christie’s-Europe, François Curiel, para que retifique a injustiça do passado e distribua as receitas por organizações de solidariedade.

“Em nome do Conselho Executivo da World Federation of Diamond Bourses, gostaria de expressar a objeção da WFDB a esta venda, tão claramente associada à pilhagem nazi de empresas judaicas. Numa época de negação do Holocausto e de ressurgimento do antissemitismo em todo o mundo, consideramos especialmente chocante que uma casa de leilões de renome mundial se dedique a uma venda deste tipo”, afirmou Yoram Dvash.

“Embora saibamos que a Christie’s fará uma contribuição significativa das suas receitas finais para a investigação e educação sobre o Holocausto, sentimos que é necessário expressar a nossa indignação contra este leilão”, prosseguiu.

“A WFDB solicita veementemente que, se a Christie’s insistir em realizar o leilão Horten, assegure pessoalmente que a maior parte das receitas seja doada pela Christie’s a instituições de caridade que apoiem o bem-estar dos sobreviventes do Holocausto, bem como a comemoração e a educação. Por uma questão de transparência, solicitamos também que o montante da contribuição e as organizações beneficiárias sejam anunciados ao público”, concluiu.

Fontes: Rough & Polished e WFDB

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.