Waves: uma ode às ondas portuguesas e às criaturas fantásticas

spot_img

A joalheira de origem holandesa, mas cujo lar é agora em Portugal, Bibi van der Velden apresentou recentemente a sua mais nova coleção, denominada Waves, que reflete o oceano e a vida marinha, incluindo sereias.

Bibi van der Velden estreou a sua coleção Waves na feira de jóias Couture, em Las Vegas, que decorreu entre os dias 1 e 4 deste mês, que funde pérolas com diamantes em peças que relembram o mar.

A coleção conta com vinte e nove jóias nas quais a designer, “ao imaginar o mar com o seu olhar de escultora”, tentou captar as “qualidades míticas e orgânicas dos oceanos”. Além das ondas dos oceanos, as peças remetem-nos para as figuras de cavalos-marinhos ou de seres mitológicos, como as sereias.

Brinco “Splash”, em ouro branco e rosa na cauda de uma sereia, com pequenos diamantes brancos, que evocam a espuma do mar
Imagem: Bibi van der Velden

As sereias, e toda a moda a elas associadas especialmente devido às suas caudas, ressurgiram este ano com o recém-lançado filme da Disney “A Pequena Sereia”.

Os diamantes usados nas peças, brancos e castanhos, foram adquiridos à De Beers tendo em conta o compromisso de van der Velden relativamente às práticas mais sustentáveis e de proteção do planeta.

Pulseira “Mermaid Tails” em forma de corrente de caudas de sereia com diamantes castanhos e brancos
Imagem: Bibi van der Velden

A designer de jóias contou à revista JCK que a Waves levou mais de dois anos a ser concluída e que tem uma forte influência de Portugal: “Mudei-me com a minha família de Amesterdão, pouco antes da pandemia, para a bela e selvagem costa peninsular de Portugal. O mar e a Natureza, com um toque da natureza selvagem da minha praia em Portugal, e os contos de fadas e lendas de velhas histórias do mar fundem-se na Waves.”

Brinco “Seahorse Twist”, concebido em ouro de 18 quilates e com um detalhe de um diamante branco no seu olho
Imagem: Bibi van der Velden

As jóias de Bibi van der Velden, cuja marca homónima foi lançada em 2006, são produzidas por artesãos em Banguecoque, na Tailândia, e em Amesterdão, nos Países Baixos.

A designer sublinha que trabalha com artesãos locais, para “manter vivas as suas técnicas e meios de subsistência seculares”. Cada peça da joalharia é produzida individualmente e grande parte do trabalho é feito à mão.

O anel “Big Splash” destaca uma pérola barroca do Mar do Sul, que inclui ainda uma cauda de sereia de ouro rosa, aludindo ao seu mergulho no oceano. Os pequenos diamantes e as pérolas evocam a luz e a espuma que brilham nas ondas, de acordo com a marca
Imagem: Bibi van der Velden

Fontes: JCK, Bibi van der Velden

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES