Imagem: Zales
A Mastercard informou na semana passada que a receita da categoria diminuiu 3,8% durante o mês de Outubro. As vendas de outros produtos de luxo também registaram uma queda de 9%, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Todavia, um aspeto positivo referido pelo serviço prende-se com o grande aumento de vendas de jóias, de 34%, tendo em conta o período pré-pandemia, isto é, o mês de Outubro de 2019.
Os gastos gerais em vendas a retalho subiram 9,5% ano a ano no mês passado, com o comércio online a crescer 13% e as compras em lojas físicas a subir 9%.
As únicas categorias que apresentaram quedas foram a das jóias, a dos artigos de luxo (que exclui jóias) e a de mobiliário e decoração. As duas últimas com descidas de 8,7% e 1,1%, respetivamente.
A Mastercard SpendingPulse frisou que as categorias que os consumidores estão mais dispostos a gastar são a de viagens, dado que as despesas com passagens aéreas aumentaram 17% e aquela que teve o maior crescimento de todas, a dos alojamentos, aumentou 36,9%.
Espera-se que as vendas na Black Friday aumentem 15% este ano, prevendo que os consumidores estão a preparar-se para uma “blitz de compras”.
Uma boa parte desses gastos irá ocorrer em lojas físicas, com as empresas a ressuscitar as ditas promoções doorbusters, isto é, oportunidades únicas de desconto, de forma a atrair clientes. A Mastercard prevê ainda que as vendas nas lojas irão aumentar 18% este ano.
Ainda em relação ao principal evento de vendas do mês e do ano, acredita-se que as lojas de departamento sejam escolhidas por muitos consumidores, tendo um salto de 25% este ano. Tendência explicada pelo facto de vários clientes procurarem praticidade e escolherem, assim, um único espaço onde possam comprar a maioria dos seus presentes.
Steve Sadove, consultor sénior da Mastercard, afirmou que o consumidor pode “contar que as compras da Black Friday estarão em pleno vigor em todos os meios este ano”.
Sadove acrescentou que “embora os comerciantes a retalho já tenham feito grandes descontos esta temporada, eles próprios e os consumidores provavelmente estão a aguardar algumas ofertas especiais com a chegada do maior dia de promoções do ano”.
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.