Valor dos diamantes polidos caiu em Abril

spot_img

O RapNet Diamond Index (RAPI™) para diamantes polidos de 1 quilate caiu 2,4% em Abril, e o índice caiu para 7.159 no dia 1 de Maio, contra 7.543 no início do ano.

O RAPI para os diamantes de 0,30 quilates registou alguma estabilidade, enquanto os preços dos produtos mais pequenos caíram, invertendo a sua tendência de subida.

Imagem: Rapaport

Os preços dos diamantes caíram devido à fraca procura nos Estados Unidos e na China, os dois maiores mercados de jóias com diamantes.

“O comércio de diamantes polidos foi mais calmo do que o habitual em Abril”, afirmou um analista sénior do Rapaport, Avi Krawitz.

Os joalheiros reduziram as suas compras a granel, passando a evitar ter produto em excesso, numa altura em que o mercado se encontra incerto.

Os compradores chineses estão cautelosos, num contexto de prudência económica no continente. A venda a retalho em Hong Kong está a melhorar, impulsionada pela retoma do turismo, mas o abrandamento do comércio reflete a contenção dos comerciantes chineses.

A produção de pedras polidas está muito abaixo da capacidade, com as restrições ao fornecimento russo a limitarem a disponibilidade de bruto.

Na Índia, o maior centro de produção, as importações de diamantes brutos no primeiro trimestre caíram 22% em relação ao ano anterior, para 4,26 mil milhões de dólares norte-americanos.

Espera-se que o comércio de diamantes em bruto e polidos permaneça cauteloso em Maio, com os comerciantes a esperarem que os próximos espetáculos de Las Vegas aumentem a procura para o segundo semestre.

“O comércio de diamantes teve um início difícil em 2023”, acrescentou Krawitz. “Os espetáculos de Las Vegas serão um teste de condições e fornecerão um indicador do estado do importante mercado dos EUA. Por enquanto, o stock está a corresponder à demanda e não há urgência na compra antes dos feriados do final do ano”, concluiu.  

Fonte: Rapaport

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES