Categories: DestaquesTecnologia

TOMRA Mining demonstra novo classificador de diamantes

A TOMRA Mining, fornecedora de soluções de classificação baseadas em sensores, está a desfrutar de muito sucesso com o seu novo classificador de recuperação final de diamantes, o COM XRT 300/FR.

A empresa realiza neste momento demonstrações ao vivo na Electra Mining Africa Exhibition com duração de uma semana, em Joanesburgo, para mostrar em primeira mão as vantagens exclusivas do classificador para operações de mineração de diamantes.

A gerente do segmento de diamantes da TOMRA Mining, Corné de Jager, explicou que o classificador que foi lançado no segundo trimestre do ano passado fornece 99% de garantia de recuperação de diamantes com preparação adequada do material de alimentação, a partir de kimberlitos ou fontes aluviais de minério, revelou ao Mining Weekly ontem, durante a exposição.

Esta função é possível graças ao sensor de resolução ultra alta, um novo processamento avançado de imagem e sistema de válvula ejetora de alta precisão. De Jager destacou as vantagens únicas desta tecnologia, realçando que pode detectar qualquer tipo de diamante, independentemente do seu perfil de luminescência ou revestimento, e chamando a atenção para uma capacidade de precisão muito elevada.

A gerente da TOMRA descreveu o classificador como compacto, fácil de operar e de usar. A empresa também oferece treino no local de trabalho ou nos seus escritórios, caso seja solicitado pelos clientes.

Acrescentou que o COM XRT 300/FR tem um baixo custo operacional uma vez que esteja instalado, é mais amigável para o meio ambiente devido ao seu menor consumo de energia e também é fácil de manter. Em relação a este último aspecto, a gerente disse que a TOMRA Mining oferece um conjunto de contratos de serviço pós-venda, caso sejam necessários.

Também mencionou que a empresa ofereceu um serviço extra de produtos digitais, chamados de TOMRA Insight, visto que a companhia forneceu a máquina com o hardware e as empresas puderam assinar um sistema seguro baseado em nuvem, que forneceu recursos como armazenamento de parâmetros operacionais e login remoto, em alinhamento com o impulso global para a digitalização.

“Estamos muito orgulhosos deste revolucionário COM XRT 300/FR. É uma tecnologia eficiente e com ela podemos oferecer aos clientes uma recuperação de 99% do diamante”, revelou De Jager, acrescentando que “o interesse no produto está a avançar em níveis moderados neste arranque, devido aos bloqueios relacionados com o Covid-19”.

A Electra Mining Africa Exhibition permitiu que a empresa se envolvesse com os clientes e mostrasse os benefícios do classificador. De Jager destacou que esta foi a primeira vez, desde a sua nomeação como gerente do segmento de diamantes, que a TOMRA estava a demonstrar produto de triagem numa exposição e a realizar demonstrações ao vivo com minérios, dando aos clientes a oportunidade de experimentar isso pessoalmente. “Tivemos um feedback muito bom dos visitantes da Electra”, destacou De Jager.

A TOMRA Mining possui 190 instalações de classificação, com operações a nível global, com mais de 60 delas na África, a gerente ficou entusiasmada com o bom desempenho dessas instalações no continente e com a empresa a desfrutar de uma “experiência muito boa” em África.

O classificador COM XRT 300/FR tem obtido resultados positivos na mina de diamantes Letšeng, da Gem Diamonds, no Lesoto, desde que foi instalado no ano passado. De Jager observou que a Gem Diamonds foi a primeira produtora de diamantes a comprar este novo produto, em pré-venda antes mesmo de ser lançado, devido ao sucesso anterior que teve com outros produtos da TOMRA Mining naquela mina, afirmando: “Já temos uma referência de primeira instalação bem-sucedida.”

Outras instalações do COM XRT 300/FR estão em andamento globalmente, e as regiões de interesse específicas incluem a Austrália e o Canadá.

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.