Tiffany lança colecção baseada em NFT

spot_img

A Tiffany & Co. anunciou este fim-de-semana o lançamento de 250 pendentes de diamantes exclusivos para venda aos titulares de NFT da CryptoPunk. Cada um deles poderá ser adquirido por 30 Ethereum, ou seja, perto de 50 mil euros.

A companhia entra assim no mercado de NFT (Bens Não Fungíveis) de uma das blockchain mais conhecidas e apreciadas pelos coleccionadores destes produtos virtuais que já se tornaram numa das mais significativas formas de arte e cultura dos nossos tempos.

Para quem não está familiarizado com estas plataformas, as blockchain são cadeias de informação quase autónomas que começaram por servir as necessidades de moedas como a Bitcoin (a pioneira das criptomoedas) e rapidamente evoluiu para uma forma de cultura e divulgação de arte, entre outros bens e serviços.

Os coleccionadores de NFT têm a possibilidade de comprar a arte digital só nessa forma, ou adquirir o objecto artístico no seu suporte físico, se assim o desejarem.

A Tiffany é a primeira companhia a oferecer um serviço de sentido contrário, criando colares baseados nos desenhos dos criadores de NFT. E tem um nome adequado para essas jóias: NFTiff (sendo o TIFF um formato de imagem digital com grande capacidade para armazenar dados de alta resolução). E pode arrecadar cerca de 12 milhões de dólares com a venda desta colecção de 250 peças.

As jóias serão executadas pelos especialistas da Tiffany de acordo com os originais digitais existentes e os interessados podem adquirir um dos 250 “passes” para ter uma versão do seu NFT favorito. O mesmo coleccionador só pode adquirir até três “passes” para as jóias reais, o que lhes adiciona a “raridade” tão apreciada nestes cripto circuitos.

Os designers da Tiffany vão encarregar-se de criar os pendentes à medida das obras (NFT) originais e, para isso, já identificaram os 87 atributos e 159 cores presentes na colecção dos 10 mil items da CryptoPunk, para os quais já escolheram as pedras preciosas e as cores mais parecidas com as usadas.

Em Outubro, os clientes receberão da Tiffany um primeiro esboço da jóia a criar, mas não podem participar do processo do desenho das jóias, nem dar qualquer opinião. Os pendentes terão cerca de 30 mm de comprimento, por 20 a 30 mm de largura. Conforme os seus compradores, cada um deles terá pelo menos 30 pedras e/ou diamantes, fios e base de ouro rosa ou amarelo, e todas as pedras terão os seus certificados de sustentabilidade. No verso da jóia será inscrito o código que identifica o NFT original na blockchain.

O prazo de encomenda dos NFTiff acaba a 12 de Agosto e pode fazer-se na página da companhia. As jóias serão entregues em 2023, com o respectivo fio, um certificado de autenticidade e numa embalagem “assinada” pela Tiffany.

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES