Imagem: thedailyguardian.com
Várias unidades de fabrico de diamantes estão a planear aumentar o número de dias de férias dos seus funcionários, no Verão, especialmente devido à desaceleração verificada nos mercados norte-americano e britânico.
Espera-se que as unidades de fabrico de diamantes de pequeno e médio tamanho e as unidades de fabrico de jóias sejam as mais afetadas. As primeiras irão prolongar o período de férias dos trabalhadores, enquanto as de jóias irão reduzir a carga horária.
Jayanti Savaliya, presidente da Surat Jewellery Manufacturer Association (SJMA), afirmou: “Cerca de 50 por cento das unidades de fabrico de jóias estão a reduzir as suas horas de trabalho de dez para oito ou sete devido a uma desaceleração no fabrico de diamantes.”
A principal razão apontada para esse fenómeno está relacionada com a queda geral na procura por produtos de luxo, sobretudo nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde há uma diminuição na procura por diamantes lapidados e jóias.
No Verão é habitual que os trabalhadores das unidades mais pequenas tenham férias durante uma semana ou até dez dias. Todavia, este ano poderão ter uma pausa de vinte dias.
“Não existe um tempo fixo para férias, mas as empresas tendem a ter até vinte dias de férias. Anteriormente, apenas algumas empresas anunciavam férias, mas o número está a aumentar agora devido às situações do mercado global”, observou Dinesh Navadiya, presidente do Indian Diamond Institute.
Damji Mavani, secretário da Surat Diamond Association (SDA), também notou que “este ano, as férias serão mais longas em relação às do ano passado, mas depende da unidade. Não há diretrizes de férias comuns. Muitas unidades já começaram a anunciar férias por causa da queda na procura por diamantes polidos”.
Cerca de um milhão de trabalhadores estão relacionados direta ou indiretamente com o fabrico de diamantes e de jóias na cidade.
A maioria deles é da região de Saurashtra, também no estado de Gujarate, e retorna a casa durante as férias.
Vijay Mangukiya, presidente regional do GJEPC, explicou: “As férias serão mais longas este ano, mas a parte boa é que os trabalhadores não são afastados dos seus empregos. O excesso de stock de polidos não é do interesse das unidades, portanto diminuem a produção para estabilizar o mercado.”
No entanto, a maioria das grandes unidades diamantíferas irá continuar com as suas operações.
De acordo com os líderes da indústria, como as grandes unidades analisam as tendências do mercado global e planeiam assim a sua produção para os próximos meses, não têm excesso de stock de diamantes polidos.
Fonte: The Times of India
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.