Categories: DestaquesIndustria

Surat: declínio da procura de diamantes leva a despedimento de trabalhadores

Surat emprega aproximadamente 800 000 trabalhadores em cerca das 4 000 unidades de lapidação e polimento de diamantes que possui, mas recentemente viu um corte no número de empregos na indústria.

Damji Mavani, secretário da Surat Diamond Association (SDA), explicou que a maioria das unidades estão a trabalhar apenas entre 60 a 70 por cento da sua capacidade, o que se traduz numa necessidade de ter menos trabalhadores.

A significativa queda na procura de diamantes lapidados e polidos no Ocidente, principalmente nos Estados Unidos, e na China, nos últimos meses, foi apontada como a principal razão que levou aos despedimentos.

Os Estados Unidos são conhecidos como o maior mercado de diamantes lapidados e polidos exportados pela Índia e a China está em segundo lugar.

De acordo com dados do Gem & Jewellery Export Promotion Council (GJEPC), as exportações de diamantes lapidados e polidos da Índia registaram um valor negativo de 5,43% entre Abril e Novembro de 2022, tendo em conta o período homólogo anterior.

“Com a pandemia na China a regressar, como não há sinais de trégua na guerra entre a Rússia e a Ucrânia e a inflação está a disparar em algumas partes do mundo, estamos a enfrentar tempos difíceis”, declarou Vipul Shah, presidente do GJEPC.

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Diamantes de Gujarat, Bhavesh Tank, salientou que existe um receio na cidade de Surat de que voltem a ter um cenário semelhante ao da crise de 2008.

“Existem cada vez menos pedidos e, portanto, a carga de trabalho é menor. Por essa razão, as unidades estão a reduzir a mão-de-obra. Algumas unidades estão a reduzir a jornada de trabalho para não terem de pagar os trabalhadores nos dias em que não trabalham”, acrescentou o vice-presidente do sindicato.

O presidente do GJEPC concluiu que “o último trimestre deste ano fiscal é bastante crucial, pois exige um forte crescimento para atingir a meta deste ano de 45,7 mil milhões de dólares americanos.”

Fontes: Moneycontrol

The Economic Times

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.