A Storm Mountain Diamonds (SMD) concordou em vender um dos maiores diamantes rosa do mundo, de 108,39 quilates, à Choron, sediada em Antuérpia, por um preço não divulgado.
A gema Tipo IIa, recuperada em Março, é o maior diamante rosa já encontrado na mina Kao, no Lesoto, e supera o Pink Eternity de 47,81 quilates, recuperado na mesma mina no ano passado e vendido por um preço não divulgado.
O diamante é quase o dobro do tamanho do Pink Star, o diamante de 59,6 quilates que foi vendido por um recorde de 71,2 milhões de dólares norte-americanos em Abril de 2017 para a maior joalheria da China, Chow Tai Fook.
A mina Kao também produziu o “Pink Dawn” (25,97 ct), “Pink Palesa” (21,68 ct) em 2021 e o Rose of Kao (29,59 ct) em 2018.
“É um privilégio para a Choron desvendar os segredos dentro deste notável diamante rosa, e esperamos revelar a história deste diamante histórico”, disse Anshul Gandhi, CEO da empresa.
“Os nossos artesãos transformarão meticulosamente este diamante bruto numa variedade de diamantes lapidados que serão lembrados por gerações.”
O kimberlito Kao foi descoberto em 1956. É o maior no Lesoto e o quarto maior no sul da África.
Por muitos anos, foi explorado por artesãos e cooperativas organizadas. Foi comprado do Governo do Lesoto em 2006 pela Kao Diamond Mines e, em seguida, pelos atuais proprietários da SMD (pertencente à Namakwa Diamonds Limited e ao Governo do Lesoto) em 2010.
Fonte: Idex online