Categories: DestaquesTecnologia

Stargems leva tecnologia DaVinci para o Botsuana

O diretor-geral da Stargems, Vishal Shah, deu uma entrevista ao Rough&Polished onde explicou por que razão a empresa implementou a tecnologia na África Austral.

O sistema, que também foi introduzido recentemente no Dubai, corta e lapida diamantes em menos tempo do que outras máquinas com o mesmo propósito.

A Stargems foi a primeira empresa a criar uma Synova DaVinci Diamond Factory no Botsuana e segundo Shah, “isso reflete o compromisso que a empresa tem em desenvolver o setor diamantífero na África Austral”.

A máquina DaVinci permite tempos de produção reduzidos, bem como uma pegada ecológica bem mais amiga do ambiente. Combina três operações principais, corte, britagem e lapidação. Realiza todas as partes do trabalho essencial na fabricação, incluindo todo o processo de desbaste para polimento.

A inovadora tecnologia de cinco eixos, com o controlo numérico computadorizado e um laser guiado por um jato de água, pode transformar diamantes brutos em diamantes lapidados com até cinquenta e sete facetas e tudo isto num único processo totalmente automatizado.

Isto vai permitir à empresa corresponder melhor em termos de fornecimento, segundo Vishal.

A Stargems é uma empresa direcionada para a tecnologia, especializada no polimento de diamantes naturais grandes, que requerem precisão e, ao mesmo tempo precisam de maximizar o rendimento. O sistema DaVinci foi escolhido em detrimento de outros equipamentos a laser porque incorpora a mais recente tecnologia. A velocidade e versatilidade desta máquina vão garantir maiores volumes de produção, sem comprometer a qualidade e o rendimento.

Shah considera que, sendo os primeiros a utilizar esta tecnologia de última geração no Botsuana, vão ter uma vantagem sobre a concorrência.

Quando questionado sobre a política de diamantes no Botsuana, Vishal respondeu que “foi elaborada de forma a equilibrar o objetivo do governo de beneficiar os seus recursos naturais e ao mesmo tempo oferecer condições equitativas aos seus investidores”. Considerou também que isso motiva as gerações mais jovens a escolherem esta indústria para seguirem carreira.

Espera-se que a Stargems processe 2000 a 3000 quilates de diamantes por mês no seu novo centro de corte e polimento. Os brutos que vão ser trabalhados serão de origem De Beers e ODC, bem como de outras subsidiárias.

Fundada por Shailesh Javeri em 1981, a Stargems diversificou-se na fabricação, venda, revenda e leilões de diamantes e jóias com estas pedras preciosas.

Atualmente é também um dos principais “players” na fabricação de jóias.

Imagem: synova.ch
Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.