Imagem: SODIAM
A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola, SODIAM, arrecadou 21,7 milhões de dólares norte-americanos com o leilão de 1206,91 quilates de pedras especiais, segundo a empresa pública.
O leilão online de 36 diamantes em bruto visava exclusivamente clientes com experiência comprovada em pedras de 10,80 quilates.
As visitas decorreram entre 8 e 18 de Maio no escritório da SODIAM em Luanda e a apresentação de propostas terminou a 19 de Maio.
Uma nota da SODIAM refere que as pedras especiais de diamantes brutos das Sociedades Mineiras da Catoca, Chitotolo, Kaipexa, Lulo, Luminas, Lunhinga, Uari e Cooperativa Moquita foram vendidas no leilão.
Segundo a SODIAM, 19 pedras individuais da produção de Kaixepa geraram 2,1 milhões de dólares norte-americanos; sete eram da produção da Catoca e renderam 2,3 milhões de dólares norte-americanos; duas eram da produção de Luminas que renderam 970 000 dólares norte-americanos.
Uma pedra da produção de Chitotolo foi vendida por 4 milhões de dólares norte-americanos.
Outra pedra, de Uari, rendeu 1,1 milhões milhões de dólares norte-americanos, enquanto pedras individuais das produções de Lunhinga, e Cooperativa Moquita foram vendidas por 521 000 e 11 000 dólares norte-americanos, respetivamente.
A SODIAM realçou que o valor arrecadado ocorreu num ambiente em que a situação atual do mercado é caracterizada por elevados stocks de diamantes lapidados e escassez de liquidez.
Participaram no leilão 41 empresas das principais praças diamantíferas mundiais.
A empresa está no mercado há 23 anos, sendo que ao longo dos últimos cinco anos contribuiu para o aumento significativo das receitas resultantes da comercialização de diamantes produzidos por todas as sociedades mineiras em atividade no país.
Fontes: Rough & Polished, SODIAM
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.