Sodiam estabelece parceria com o The New Jeweller International Group

spot_img

A empresa nacional de comercialização de diamantes de Angola tem agora uma nova consultora internacional, responsável por atrair mais investidores para o Pólo Diamantífero de Saurimo.

A expansão dos negócios no país, através de investimentos de empresas de diamantes internacionais, é um dos grandes objetivos da colaboração entre a Sodiam e o The New Jeweller.

O The New Jeweller International Group foca-se em investimentos de capital privado através dos seus serviços de consultoria sobretudo na indústria de diamantes e jóias.

Através de um comunicado, divulgado pela nova consultora, sabe-se que o grupo vai informar os investidores da comunidade diamantífera internacional sobre as vantagens de investir na abertura de fábricas no Pólo Diamantífero de Saurimo.

O pólo, localizado na província da Lunda-Sul, tem uma área superior a 35 000 metros quadrados que abrange bancos, dormitórios, institutos de formação de corte e polimento de gemas, fábricas de lapidação de diamantes e vários lotes de terreno para a abertura de mais fábricas do setor.

O The New Jeweller nota que desde que o governo angolano começou a promover a necessidade de haver investimentos diretos estrangeiros para a instalação de fábricas de lapidação e polimento na região de Saurimo, muitas empresas de referência do setor têm manifestado interesse em investir no pólo.

Algumas já abriram inclusive fábricas em Saurimo e iniciaram as suas atividades de lapidação e polimento de diamantes. O pólo tem neste momento cinco fábricas dedicadas à lapidação de gemas, que incluem a Stardiam, a Kapu Gems e a KGK.

A Sodiam pretende construir dezanove fábricas no pólo de Saurimo entre 2023 e 2025 e, para atingir esse objetivo, o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás aprovou recentemente novos incentivos para desenvolver o beneficiamento local.

Essa iniciativa, e agora através da ajuda de um intermediário, o The New Jeweller International Group, reforça a ideia de que o país é um destino ideal de investimento.

Os representantes da edição da Reunião Anual de Investimentos (AIM) deste ano, realizada entre os dias 8 e 10 de Maio, sublinharam que Angola “é uma nação rica em recursos, com diamantes, petróleo e minerais a formarem uma parte significativa da sua economia”.

“Optámos por fazer parceria com o The New Jeweller International Group para aconselhar todos os nossos potenciais colegas da indústria de diamantes sobre as vantagens e benefícios que iriam obter ao abrirem fábricas no Pólo Diamantífero de Saurimo”, declarou Eugénio Bravo da Rosa, presidente da Sodiam.

Fontes: Rough & Polished, thenewjewelleruae.me, Annual Investment Meeting, Jornal de Angola

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES