Os representantes do G20 visitaram várias organizações e empresas que se dedicam à indústria diamantífera na Índia, tais como a Bharat Diamond Bourse, os escritórios da Associação de Comerciantes de Diamantes de Mumbai (MDMA), o Centro de Comércio de Diamantes da Índia (IDTC), o Conselho de Promoção de Exportações de Gemas e Jóias (GJEPC), e o Instituto Gemológico da Índia (GII).
De forma a terem mais informações sobre o comércio e as operações de diamantes, os delegados foram convidados a irem à Ankit Gems, Mohit Diamonds, Shree Ramkrishna Exports, Mahendra Brothers, Venus Jewel, Dharmanandan Diamonds, e Finestar Jewellery & Diamonds.
Os representantes do G20 perceberam o impacte e a significativa contribuição da indústria diamantífera para a economia e na criação de postos de trabalho no país.
Ao visitarem a sede da Ankit Gems, foram recebidos pelo presidente e fundador, e diretores da empresa, Arun Shah, Ankit Shah e Parva Shah, e puderam ver o processo de fabrico dos diamantes, desde o bruto ao polido, antes de serem montados em jóias.
Foi ainda abordada a questão de as empresas contribuírem para o facto de a indústria de diamantes ter um compromisso de cooperação e criação de medidas para enfrentar os diversos desafios económicos globais.
Durante o seu discurso de boas-vindas, Vipul Shah, presidente do GJEPC, salientou: “A indústria indiana de gemas e jóias contribui significativamente para a economia do país, ao empregar cinco milhões de pessoas e ao responder por 10% do total de exportações de mercadorias da Índia.”
“O país tem um próspero setor de exportação, que representa 40 mil milhões de dólares americanos anualmente. Exporta jóias para países de todo o mundo, incluindo Estados Unidos, Europa, Médio Oriente, Ásia e muitos outros”, acrescentou o presidente.
Fontes: Rough & Polished, GJEPC, Ankit Gems