Imagem: https://www.rough-polished.com/en/news/106169.html
O diretor executivo da mineradora russa ALROSA, Sergey Ivanov, deu uma entrevista à YAKUTiAMEDIA.RU onde partilhou a sua visão da situação da empresa e da situação económica que o seu país atravessa neste momento.
Sergey Ivanov disse que a empresa de mineração de diamantes continuou os seus negócios de forma habitual e observou que a empresa não iria desviar-se dos seus planos e objetivos.
A agência de notícias YakutiaMedia revelou os dados sobre a forma como a mina Mir será recuperada, qual o apoio estatal que está a ser fornecido para esse efeito e se uma onda de desemprego pode estar a chegar.
Sergey afirmou, em relação aos seus planos de recuperação da mina Mir, que “o icónico tubo de kimberlito Mir, em torno do qual a cidade de Mirny cresceu no início, e depois todo o distrito de Mirny, é de importância estratégica para a República da Yakutia e toda a indústria de mineração de diamantes do país”.
Afirmou que o regresso da produção neste campo de diamantes único é a tarefa mais importante que enfrenta, não apenas a ALROSA, mas também a cidade, o Distrito, a República e todo o país. “A segurança do trabalho, tanto na fase de construção como na fase de operação da mina, tem sido repetidamente referida como condição prioritária para a implementação deste projeto”, revelou Sergey.
Quando questionado se estava a equacionar a possibilidade da compra de diamantes brutos da ALROSA pelo Estado, para o Gokhran (Repositório Estadual de Metais Preciosos e Gemas), Sergey afirmou que “de facto, o Estado tem várias ferramentas de apoio, incluindo a compra de diamantes brutos para o Gokhran”, acrescentando que, “este ano, os principais executivos do Ministério das Finanças da Federação Russa confirmaram várias vezes a sua disposição para recorrer a essa medida, se necessário”.
Sergey preferiu abster-se quando lhe perguntaram quais eram as expectativas para a produção até ao final do ano, mas disse que podia “garantir que a ALROSA responde com flexibilidade à situação em constante mudança, mas à data de hoje não há pré-requisitos para alterar as informações anunciadas anteriormente”.
Afirmou ainda que “os geólogos da ALROSA estão a explorar ativamente depósitos já conhecidos e à procura de novos que consideramos serem promissores, principalmente em relativa proximidade com os empreendimentos existentes”. Também revelou que entre as áreas promissoras de diamantes em estudo estão os distritos de Sredne-Markhinskiy, Daldyno-Alakitskiy e Muno-Tyungskiy.
A Alrosa tem sofrido com as recentes sanções impostas à Rússia e, por isso, viram-se obrigados a ajustar os seus planos, mudar os fornecedores de peças de reposição e consumíveis, e a construir novas cadeias de logística e de compras.
Quando questionado sobre a redução de salários, Ivanov esclareceu que “o bem-estar de dezenas de milhares de funcionários, das suas famílias e de muitos moradores da República depende da empresa, sendo que este ano não cortamos os salários”.
Por fim, referiu que, apesar de tudo, a empresa continua preocupada com a sua participação social, afirmando que “a empresa toma todas as medidas necessárias para manter a produção estável, preservar a mão-de-obra e cumprir as obrigações sociais, incluindo o financiamento direcionado para o desenvolvimento da infraestrutura social da República, a construção de escolas, jardins de infância, hospitais e instalações desportivas, bem como o apoio aos povos indígenas”.
Frisou também que, “recentemente, a Alrosa iniciou e financiou o desenvolvimento de um plano inovador para a cidade de Mirny, um projeto único, cuja implementação pode ser um grande passo na organização dos espaços urbanos e na criação de condições de vida realmente confortáveis no Extremo Norte”.
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.