“Fubar”, a nova série da Netflix com Arnold Schwarzenegger no papel de agente da CIA, começa com um roubo de diamantes em Antuérpia.
A primeira parte do episódio inicial é inteiramente preenchida por um rebuscado assalto a uma caixa forte do Distrito dos Diamantes, levado a cabo por Schwarzenegger, ao bom velho estilo “007”, com o auxílio de um génio da informática que lhe cronometra a operação.
O famoso culturista austríaco e ex-governador da Califórnia, com 75 anos, volta ao ecrã na personagem de “Luke Brunner”, um agente de 65 anos à beira da reforma e com uma vida complicada pelas características da profissão.
A série, escrita com humor, excede-se em efeitos especiais e malabarismos fantásticos dos personagens, especialmente o maciço Arnold, ou o seu duplo, que rola intrépidamente pelo empedrado de algumas ruas da capital dos diamantes e não falha a clássica rodagem a alta velocidade por algumas das pacatas vias da cidade, cuidadosamente escolhidas entre as de locais de referência, como a Pelikanstrass, onde se situa a Estação Central ferroviária.
À boa maneira norte-americana, o assalto à caixa-forte é um autêntico fogo de artifício, com muitas notas pelos ares e um tranquilo Schwarzenegger a surripiar um pequeno saco negro com diamantes amarelos-acastanhados.
O distrito dos diamantes está definitivamente na moda e, aos 75 anos, o vencedor de 7 prémios Mr. Olympia de culturismo, mostra que ainda está cheio de truques na manga. Só lhe falta o popular anel de diamante no dedo mindinho, a provar que nem só de proezas físicas vive um actor do seu gabarito.
A título de curiosidade, o ex-governador da Califórnia foi amplamente fotografado com anéis “Terminator”, caveiras parecidas com o rosto descoberto da máquina que viaja no tempo para exterminar o criador da resistência humana contra o domínio de uma das futuras versões IA.
Este é o primeiro papel de Schwarzenegger numa série da Netflix. O início filmado na capital dos diamantes parece ser um bom augúrio para esta nova fase da sua vida, em que até teve oportunidade de dizer umas frases no seu idioma natal, o alemão.