A Sarine Technologies concluiu a aquisição de uma participação maioritária do Gem Certification & Assurance Lab (GCAL) no valor de 5,65 milhões de dólares norte-americanos.
A Sarine comprou 70% do GCAL, mas a atual equipa de gestão do laboratório, com sede em Nova Iorque, continuará a gerir a empresa durante pelo menos três anos, anunciou a empresa israelita.
A entidade resultante da fusão terá o nome GCAL USA mas operará sob a marca GCAL by Sarine, que substitui a Sarine North America.
A operação vai aumentar a rentabilidade da Sarine em cerca de 7% e vai proporcionar ganhos adicionais, segundo as previsões dos executivos.
A “quase totalidade” dos empregados da GCAL vai permancer na empresa. O acordo permite à Sarine adquirir o resto da empresa, ou à GCAL alienar a totalidade do negócio, numa data posterior, de acordo com um documento da bolsa de valores.
A transação faz com que a GCAL possa expandir os seus serviços a nível mundial utilizando o sistema de classificação automatizado da Sarine, conhecido como e-Grading, explicaram as empresas e também permite à Sarine entrar no mercado norte-americano.
“Ao tirar partido da tecnologia avançada de classificação AI [inteligência artificial] da Sarine, podemos alargar os nossos serviços de classificação a nível mundial, preservando simultaneamente a exatidão e a precisão de que os nossos clientes dependem”, afirmou o presidente da GCAL USA, Angelo Palmieri.
Fontes: Rapaport e Sarine