Com o lançamento da máquina Meteorite™ Plus, em Setembro deste ano, que confere uma digitalização económica a alta velocidade e de alta precisão para pequenos diamantes brutos, garantindo o seu máximo valor, subiram tanto os lucros da empresa quanto a receita.
A máquina consegue digitalizar diamantes de 40 pontos e abaixo desse valor, ou seja, de 0,40 quilates ou inferiores.

Imagem: Sarine Technologies
O lucro líquido da empresa aumentou 12%, para 2,2 milhões de dólares americanos e a receita registou um aumento de 20% ano a ano, para 14,5 milhões de dólares.
As vendas de equipamentos, isto é, aquisições pontuais de máquinas pelos clientes, aumentaram 53%, de acordo com a Sarine.
No entanto, houve uma desaceleração na atividade de fabrico e as receitas recorrentes, que são as taxas que os clientes pagam frequentemente, como por exemplo de digitalizações de diamantes, diminuíram 7% ano a ano.
A Sarine Technologies explicou que as duas se devem ao impacte da inflação, ao atual clima geopolítico, aos custos mais elevados de energia e às medidas de combate à Covid-19 na China, que influenciaram os gastos do consumidor e o comércio de diamantes.
“As atividades de polimento intermediário diminuíram, à medida que as incertezas reduziram ligeiramente as quantidades de diamantes brutos que entraram no mercado. As férias de Verão nos mercados dos EUA e da Europa desaceleraram a procura”, conclui a empresa.