Sanções do G7 terão “impacte mínimo” na Índia – Governo indiano

spot_img

O Governo indiano afirmou que as sanções de diamantes do G7 se aplicam apenas a pedras com mais de um quilate e, portanto, causarão um impacte mínimo na sua indústria.

A grande maioria das pedras lapidadas em Surat e outros centros de diamantes têm um peso bem abaixo do limite de 1,0 quilate.

“Deveríamos conseguir exportar os nossos diamantes sem perturbar as sanções propostas à Rússia”, disse o secretário de Comércio, Sunil Barthwal.

As nações do G7, responsáveis por 70% das compras de diamantes a retalho, anunciaram no início deste mês que proibirão os diamantes russos a partir de 1 de Janeiro de 2024.

Restrições faseadas sobre os diamantes russos processados no exterior entrarão em vigor a partir de 1 de Março, e um mecanismo de rastreabilidade será introduzido a 1 de Setembro para fiscalizar as sanções.

Vipul Bansal, um funcionário do Ministério do Comércio federal da Índia, afirmou: “O ponto-chave aqui é que a maioria dos diamantes russos que cortamos e lapidamos essencialmente tem menos de 0,5 quilates.”

Fonte: Idex online

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES