Rússia: criado maior diamante de laboratório até agora

Uma empresa russa acaba de criar o maior e mais puro diamante branco Champion sintético do mundo, com 16,04 quilates, depois de lapidado.

spot_img

Na criação desta pedra, pelo método HPHT (Alta pressão e Alta Temperatura), demorou mais de 400 horas (17 dias). O Advance Synthetic Research Center foi o responsável pelo processo, que gerou um bruto de 50,39 quilates, com 20.79 x 19.10 mm. O diamante foi desenvolvido nas instalações da companhia, em Sestroretsk.

O diamante foi lapidado pela JSC Melvis e certificado pelo Laboratório Gemológico da Universidade Estadual de Moscovo. O relatório científico confirmou que a pedra não foi sujeita a nenhum processo pós-crescimento e se qualifica na categoria de diamante HPHT puro.

O diamante Champion, do tipo IIa, sem nitrogénio na composição do cristal é extremamente raro na Natureza. Este tem uma claridade VS1, cor D (a primeira na classificação dos diamantes).

O Advanced Synthetic Research Center, fundado em 2019 por um grupo de engenheiros, sob a direcção de Eduard Gorodetsy, prepara-se para produzir pedras ainda maiores do que esta.

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES