ROOTZ: diamantes em imagens do quotidiano

A Surat Jewellery Manufacturers Association (SJMA) organizou o evento ROOTZ no centro internacional de exposições e convenções em Sarsana, na cidade de Surat, entre os dias 16 e 19 de Dezembro.

Contou com a participação de mais de 180 empresas, 140 da cidade anfitriã e 40 de Mumbai, e uma grande variedade de jóias, com diamantes naturais ou criados em laboratório.

O presidente da SJMA, Jayenti Savaliya, comentou: “Vários compradores do Estado e de fora visitaram a exposição e fizeram pedidos. Este é o nosso segundo evento. O primeiro que organizámos no ano passado contou com a participação de 110 joalheiros.”

Como a mais recente edição teve mais empresas da indústria, também houve um maior número de jóias a marcar presença no evento.

As atenções dos visitantes da exposição estiveram em particular em alguns artigos com diamantes, como um apito, uma bola de críquete, uma maquete do novo prédio do parlamento indiano e um colar com crocodilos.

O apito era revestido de 25 gramas de ouro e possuía 12 quilates de diamantes; a bola de críquete, um desporto verdadeiramente apreciado no país, tinha no total 200 gramas e 140 quilates de diamantes, que complementavam a prata usada no objeto.

Apito com diamantes de 12 quilates no total
Imagem: ROOTZ
Bola de críquete com 140 quilates de diamantes
Imagem: ROOTZ

O presidente do Conselho de Promoção de Exportação de Gemas e Jóias (GJEPC) da região de Gujarat, Vijay Mangukiya, referiu que ambos foram vendidos a uma empresa dos Estados Unidos.

O apito foi comprado por Rs 5,5 lakh, o equivalente a 6 245 euros, e a bola foi vendida por Rs 22 lakh, cerca de 24 991 euros.

A maquete do novo parlamento, que não estava à venda, foi criada por um grupo de joalheiros membros da Surat Jewellery Manufacturers Association.

Jayenti Savaliya, o presidente da associação, descreveu a luxuosa maquete: “A réplica de 17 kg do parlamento indiano continha 15 kg de prata, 100 gramas de ouro, 50 quilates de diamantes e outras pedras preciosas.”

Maquete do novo parlamento indiano com várias pedras e metais preciosos
Imagem: ROOTZ

O artigo tem um preço estimado de Rs 80 lakh, ou seja, de aproximadamente 90 861 euros.

Savaliya acrescentou que os trabalhadores de Gujarat e de Bengala trabalharam no projeto durante 20 dias e será entregue ao novo parlamento quando for concluído (previsto acontecer no final deste mês).

A última peça do ROOTZ junta répteis com imensas pedras preciosas. O colar, apresentado pela joalharia Arete Virtue, foi feito com 8 000 diamantes, 7 000 gemas coloridas e 330 gramas de ouro. A jóia está estimada valer Rs 30 lakh, cerca de 34 093 euros.

Colar com crocodilos de ouro e gemas
Imagem: ROOTZ

Samir Mehta, dono da empresa fabricante de jóias com diamantes, afirmou que o colar já é considerado uma obra-prima na Índia e assim que as fotografias da jóia começaram a circular nos grupos de joalharia de Mumbai, várias figuras de Bollywood contactaram-no para a adquirir.

No entanto, Mehta revelou que o colar já “pertence a um cliente da indústria cinematográfica indiana e vai em breve adornar o pescoço de uma importante atriz de Bollywood”.

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.