Imagem: Rio Tinto
A empresa revelou que a produção de diamantes da sua mina localizada nos Territórios do Noroeste, no Canadá, diminuiu para 954 mil quilates no primeiro trimestre deste ano.
Verificou-se uma queda de 4% na produção de diamantes em relação ao valor obtido durante o primeiro trimestre do ano anterior, de 991 mil quilates; e uma diminuição de 28% em comparação com a produção do quarto trimestre de 2022, que foi na ordem dos 1,3 milhões de quilates.
A Rio Tinto atribuiu a queda na produção a restrições temporárias no acesso ao material da exploração a céu aberto da mina.
Em Fevereiro, para aumentar a produção, realizou um investimento de 40 milhões de dólares norte-americanos na primeira fase de exploração subterrânea do tubo de kimberlito A21, esperando obter 1,4 milhões de quilates adicionais de diamantes brutos.
Como a Diavik irá encerrar a produção comercial durante o primeiro trimestre de 2026, a primeira fase de exploração subterrânea deverá começar no mesmo período.
A meta de produção para o ano de 2023 continua a ser entre 3 e 3,8 milhões de quilates, valores bastante menores do que aquele registado no ano passado, de 4,7 milhões de quilates.
A mina canadiana é atualmente o único projeto diamantífero da empresa, uma vez que suspendeu a sua participação no projeto Fort à la Corne.
A Rio Tinto entrou no setor dos diamantes em Angola em 2021 e durante o primeiro trimestre deste ano alocou uma parte do seu capital para a realização de explorações substanciais no país.
Fontes: Rio Tinto, Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.