Sergey Ivanov, o CEO da Alrosa, e Aisen Nikolaev, Chefe da República de Sakha (Yakutia), tiveram uma reunião anunciada num relatório publicado no website da empresa, em que foi possível chegar a algumas conclusões.
O CEO da empresa russa informou o Chefe da República que a Alrosa está a operar normalmente e não tenciona reduzir os planos de produção e obrigações sociais.
Sergey Ivanov explicou que “a empresa não reduz os seus planos operacionais, revendo recentemente os resultados consolidados de nove meses deste ano, e (está) a seguir rigorosamente as metas de produção aprovadas no final do ano passado pelo seu Conselho Fiscal”. Ivanov acredita ainda que até o final do ano irão, provavelmente, superá-los.
Aisen Nikolaev referiu por sua vez que a empresa está a tomar todas as medidas necessárias para garantir a estabilidade das atividades de produção nas condições atuais.
Alguns projetos estratégicos importantes estão em andamento, incluindo os preparativos para o início da construção da mina Mir-Gluboky, a transformação da unidade de produção e a digitalização.
Após a reunião, o chefe da Yakutia concluiu que consegue ver que “a Alrosa está a cumprir rigorosamente todas as suas obrigações ao nível de orçamento, de carácter social e os trabalhos de construção de novas instalações não param”.
Aisen Nikolaev terminou a elogiar o papel da empresa, que continua a manter o seu status “de maior empresa de mineração de diamantes do mundo”.