O presidente do World Diamond Council (WDC), Edward Asscher, indica que existe neste momento uma mudança positiva na opinião dos membros par alterar o conceito de diamantes de sangue.
Edward Asscher informou na última semana, no final do encontro Kimberley Process (KP) internacional de 2022 realizado no Botswana, que existem progressos para restruturar o que são considerados diamantes de guerra e para reformular os próprios processos de kimberley.
Os KP foram criados para certificar os diamantes brutos e para evitar que sejam feitos negócios com diamantes de conflito, só que apenas são considerados diamantes de sangue os que são usados para financiar movimentos rebeldes independentes, ou seja, não se aplicam a conflitos governamentais.
O próprio KP não tem autoridade para alterar esse conceito, isso só é possível se todos os governos que são membros participantes derem autorização para alterar os diamantes que podem ser definidos como de conflito.
O WDC pediu ao país atualmente responsável por gerir os KP, o Botswana, que preparassem alterações e reformas para serem discutidas no plenário agendado para novembro, para que seja possível estruturar um plano e conceito que entre já em vigor a partir de 2023.
Edward Asscher afirmou ainda que “o que nos mantém unidos é a crença comum de que os diamantes naturais devem ser um recurso equitativo para o crescimento, desenvolvimento e esperança, e trazer melhores vida e bem-estar para todas as pessoas envolvidas”.
Na sua intervenção, terminou por agradecer ao país anfitrião e atual responsável pelos KP, o Botswana, indicando que “só foi possível superar as diferenças durante a semana e conduzir discussões construtivas” devido à influência e sabedoria deste país.
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.