Raro diamante azul da De Beers não foi vendido em leilão

O diamante azul de 5,53 quilates da coleção da De Beers e da Diacore, leiloado ontem na Sotheby’s, em Genebra, não chegou a ter nenhum comprador. O diamante tinha sido previamente anunciado como a grande estrela do leilão.

spot_img

Parte da De Beers Exceptional Blue Collection, que conta com oito diamantes fancy blue, isto é, raros e com a cor azul, o diamante de 5,53 quilates que seria o destaque do leilão Magnificent and Noble Jewels, da Sotheby’s, ainda está à procura do seu novo proprietário.

De todas as ofertas, nenhuma correspondeu ao preço mínimo de venda da pedra preciosa, que tinha um valor de pré-venda estimado entre 11 e 15 milhões de dólares americanos, de acordo com um relatório da Fancy Color Research Foundation (FCRF), publicado após o leilão.

A organizadora do leilão elogiou o diamante, que “é uma pedra excecional em todos os sentidos, o que atraiu um interesse significativo antes da venda de ontem”.

A Sotheby’s afirmou ainda ao Rapaport: “Embora não tenhamos conseguido vendê-lo ontem à noite, estamos confiantes de que encontrará um novo lar muito em breve.”

No entanto, alguns artigos foram bem recebidos pelos compradores no leilão. Um par de diamantes soltos de corte oval, cor D e considerados flawless, de 20,03 e 20,19 quilates, foram vendidos por 4,2 milhões de dólares, valor dentro do intervalo de preço mínimo e máximo estimados; e um anel de diamante da Cartier, de 33,13 quilates, de cor D e transparência VVS1 arrecadou 2,9 milhões de dólares, também dentro do intervalo esperado.

Outro item que foi vendido e bateu um recorde, foi um anel da Cartier, com uma safira no centro e diamantes de cada lado (um com 1,94 e outro com 2,06 quilates), que foi comprado por 2,8 milhões de dólares.

A jóia bateu o recorde de maior preço por quilate de uma safira azul do Myanmar a ser vendido num leilão.

Anel da Cartier
Imagem: Sotheby’s

O outro artigo foi um alfinete com uma safira rosa e diamantes, projetado por Jean Schlumberger nos anos 50 e vendido por 1,8 milhões de dólares. Como o preço máximo estimado era de 505 278 dólares, o preço da peça estabeleceu um recorde, especialmente por ser da autoria do famoso designer.

Anel de Jean Schlumberger
Imagem: Sotheby’s

No total, o leilão de Genebra conseguiu vender jóias no valor de 50 milhões de dólares.

Em relação, a outros dois diamantes da coleção, o De Beers Exceptional Blue, de 3,24 quilates, e o De Beers Exceptional Blue, de 2,08 quilates, irão marcar presença no leilão de 7 de Dezembro da Magnificent Jewels em Nova Iorque.

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES