Residentes de uma pitoresca cidade espanhola estão a protestar contra os planos da Diamond Foundry de instalar torres de 40 metros para alimentar a fábrica que está a ser construída, no valor de 850 milhões de dólares norte-americanos.
Apoiam em grande parte a fábrica em si, que criará 300 empregos e, eventualmente, produzirá 10 milhões de quilates por ano de chips de diamante de cristal único, além de diamantes de qualidade tradicional.
No entanto, opõem-se aos planos de instalar 22 torres em Trujillo, na província de Cáceres, necessárias para os 5 km de cabos que levarão eletricidade até lá a partir da usina fotovoltaica El Berrocal.
“Consideramos isso um ultraje, um ataque à cidade, à paisagem e a El Berrocal, uma área protegida”, disse Lin Mateos, porta-voz da Save El Berrocal Platform.
A Diamond Foundry, uma startup do Silicon Valley avaliada em 1,8 bilião de dólares norte-americanos que tem Leonardo DiCaprio entre os seus apoiantes de alto perfil, está construindo um dos primeiros projetos industriais no mundo movido inteiramente por eletricidade solar.
Fonte: Idex online