Imagem: Wikipedia
No dia 7 de Novembro toda a produção na mina de diamantes Williamson foi interrompida, depois de se dar uma rutura da parede na parte Leste da Tailings Storage Facility (TSF), ou barragem de rejeitos, que causou grandes estragos.
A Petra referiu que a maior parte dos rejeitos foram para a barragem de água New Alamasi, que fica dentro da área de arrendamento da mina a Nordeste da barragem de rejeitos. No entanto, uma parte deles correu para um afluente que está a Norte da barragem New Alamasi.
A empresa explicou que a manutenção planeada será antecipada, juntamente com uma rápida eliminação de resíduos, de forma a tentar minimizar o impacte geral ou de médio prazo da produção perdida.
“O planeamento detalhado está em andamento para colocar em operação uma nova Tailings Storage Facility, que já estava em construção no momento do incidente e que requer a construção de um novo muro no limite da TSF onde se deu a falha”, afirmou a Petra Diamonds.
Não foram registados ferimentos graves nem mortes após o incidente e posterior inundação na mina Williamson. Houve, no entanto, três feridos ligeiros, que logo receberam o tratamento adequado.
No total, treze habitações foram afetadas pelo incidente e as equipas de resposta a emergências têm fornecido alojamento e ajuda humanitária às pessoas deslocadas.
A verdadeira causa da rutura ainda está a ser apurada numa investigação que está em andamento e envolve equipas técnicas da Petra Diamonds e da Williamson Diamonds Limited, que estão neste momento no local.
Também foi contratado um especialista externo independente para ajudar na investigação, que irá realizar um relatório final para o conselho administrativo da Petra.
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.