Imagem: NewsDay Zimbabwe
A previsão foi referida por Winston Chitando, ministro das minas e do desenvolvimento mineiro do Zimbabué, numa entrevista ao jornal The Sunday Mail. Espera-se que o setor diamantífero cresça para um milhar de milhões de dólares até o final do ano de 2023.
O governo planeia obter, até 2030, receitas na ordem dos 12 mil milhões de dólares por ano através da extração de minerais preciosos.
O ministro das minas e do desenvolvimento mineiro acredita que os “outros países produzem bastante, mas a sua produção está madura. O Zimbabué tem [bastante potencial, porque tem] uma indústria em rápido crescimento”.
Winston Chitando acrescentou que a Murowa Diamonds, fundada em 2004, e a ZCDC (Zimbabwe Consolidated Diamond Company), detida pelo Estado, “estavam a expandir as suas operações e ajudariam a elevar a produção total para 7 milhões de quilates, isto é, acima dos 2 milhões registados em 2018”.
Num relatório do Rough & Polished, o ministro das finanças, Mthuli Ncube, mencionou algumas medidas que poderão contribuir para o efetivo cumprimento da previsão.
Referiu que o setor de exploração de diamantes deve crescer 10% este ano e que o governo emitiu vinte ordens de prospecção e exploração (Exclusive Prospecting Orders) para várias empresas também este ano.
Ncube prevê ainda que o setor de mineração registe um crescimento de 10,4% em 2023.
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.