Categories: DestaquesIndustria

Preços de diamantes com valores negativos no final do ano

O RAPI teve em conta principalmente quatro categorias de diamantes, de 0,3, 0,5, 1 e 3 quilates, e três períodos do ano: o mês de Dezembro, o quarto trimestre de 2022 e o ano em geral.

No mês de Dezembro, três das categorias registaram descidas enquanto a de 0,3 quilates verificou um aumento de 1,2%. A de 0,5 quilates, a de 1 quilate e a de 3 quilates apresentaram números negativos de 0,1%, 1,5% e 1,4%, respetivamente.

No entanto, o Rapaport salientou que o volume de diamantes de 0,30 quilates, com cores D a H e graus de clareza IF a VS, caiu cerca de 60% durante 2022 na plataforma RapNet, “com a menor oferta a contribuir para o aumento dos preços em Novembro e Dezembro”.

Relativamente ao quarto trimestre, a categoria que teve uma maior queda foi a de 1 quilate, com um valor negativo de 8%. A categoria de 0,5 quilates teve uma diminuição de -5,8%, a de 3 quilates, de -5,1%, e a de 0,3 quilates, teve um valor negativo de 1,95%.

Considerando o ano em geral, a categoria que apresentou o menor valor, ainda assim negativo, de entre todas, foi a de 3 quilates, com 2,8%.

Com -7,7% está a categoria de 0,3 quilates, depois a de 1 quilate com 10,7% e logo de seguida está a de 0,5 quilates, na qual se registou um valor negativo de 10,8%.

As tendências de queda foram explicadas pelo Rapaport pelo facto de “os mercados de diamantes abrandarem no final de Dezembro, pois os comerciantes por grosso tiraram férias entre o Natal e o Ano Novo”.

Acrescentou que os fornecedores ainda reduziram os preços com o objetivo de vender mercadorias menos populares e aumentar os ganhos.

A contínua incerteza económica e as restrições impostas pela China devido ao novo surto de Covid-19 também foram apontadas como razões que levaram às quedas de preços dos polidos durante o mês de Dezembro.

O Rapaport declarou que “muitos esperam que a De Beers reduza os seus preços de brutos em Janeiro para estimular a procura, especialmente depois de os preços no mercado secundário terem diminuído no quarto trimestre”.

Concluiu que os joalheiros não parecem estar com pressa para comprar diamantes e os revendedores continuam incertos se o mercado continuará a experienciar as quedas do ano passado ou se voltará a apresentar valores positivos e de crescimento este ano.

Fonte: Rapaport

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.