Categories: DestaquesIndustria

Preços de diamantes brutos em queda

O mercado de diamantes tem mostrado um abrandamento nos últimos meses, o que resulta numa diminuição considerável dos preços a nível mundial.

Os preços de diamantes caíram 13,8 por cento nos últimos doze meses e 6,5 por cento desde o início deste ano, de acordo com o Índice Global de Preços de Diamantes Brutos da Paul Zimnisky Diamond Analytics.

O índice revela ainda que os preços mundiais de brutos atingiram o seu pico no início de Fevereiro do ano passado e que desde então, a queda foi de 18,4 por cento.

O Índice Global de Preços de Diamantes Brutos foi criado pelo analista Paul Zimnisky com o objetivo de “consolidar a informação fidedigna sobre os preços de diamantes brutos e publicar as mudanças de preço de pedras naturais a cada semana”.

Paul Zimnisky afirma que os preços mais baixos têm prevalecido em quase todos os tamanhos e categorias de diamantes devido a uma variedade de fatores.

Um dos aspetos que marcam o mercado é “a especulação do aumento de produtos russos nas últimas semanas, com a Alrosa a tentar recuperar a sua participação ativa no mercado, que perdeu no ano passado”, acrescentou Zimnisky.

Alguns analistas também atribuem a queda de preços a um fenómeno comum durante o pico da pandemia de Covid-19, em que houve um aumento da procura de diamantes.

“Quando as pessoas não podem viajar ou ir a restaurantes, gastam o seu dinheiro em compras de artigos e jóias de luxo”, observou Ankur Daga, diretor executivo da Angara Jewelry, numa entrevista ao CNBC.

Todavia, quando as economias mostram sinais de recuperação após as restrições impostas pela pandemia, outros segmentos passam a ser mais procurados e os preços dos diamantes, como consequência, baixam.

Outros aspetos que justificam a queda dos preços nos últimos meses, inclusivamente mencionados por Al Cook, CEO da De Beers, a propósito da diminuição da venda dos seus brutos, são a redução da procura por parte dos consumidores da China e o aumento da incerteza macroeconómica a nível global.  

Fontes: oreanda-news.com, Paul Zimniksy Diamond Analytics, De Beers Group

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.