Portojóia 2022 inaugura amanhã

Considerada a montra ibérica da joalharia, ourivesaria e relojoaria, vai mostrar os mais recentes avanços tecnológicos e o talento dos novos criadores sob o tema “Togetherness”. A inovação, a migração digital e inclusão serão os temas em foco no certame, que procura inspiração na globalização e interculturalidade.

Vão estar presentes centena e meia de expositores que incluem criadores focados em novas abordagens e novas visões.

Amélia Estêvão, directora de marketing da Exponor, defende o papel das feiras na reconexão das pessoas e na capacidade de gerar novas oportunidades de negócio, acompanhando a evolução e expansão internacional dos mercados.

“A Portojóia não só transporta esta premissa para mais uma edição, como também reafirma perante marcas e profissionais o apoio nas suas transições para uma indústria 4.0 e para o ambiente digital – dois dos efeitos mais diretos do contexto pandémico – sem descurar do respeito pelas formas mais tradicionais da arte”, acrescenta aquela responsável.

Regressa o “Trendspot”, um espaço destinado à exposição das jóias que representam as quatro tendências desta edição: Togetherness, Ancient Wisdom, Art as an Expression e Fairy Tales e ainda o “Art & Jewels”, iniciativa para promover parcerias entre a joalharia e setores criativos como a moda, a decoração, a ilustração e a cerâmica.  

Também será atribuído o Prémio Best of – Aluno Revelação 2022, que vai ser entregue numa cerimónia a realizar no próximo dia 23.

A entrada na feira é gratuita para visitantes até aos 16 anos.

Actividades paralelas

Além do circuito de expositores, a Portojóia tem um extenso programa de actividades que começam amanhã à tarde com uma intervenção de Maria Cunha sobre a Web 3.0 e NFT na Joalharia, um tema interessante e bem actual.

Segue-se um painel de discussão sob o tema “Gerações” e uma intervenção do Comissário da Divisão de Investigação Criminal do Comando Metropolitano do Porto e do Agente Principal do Departamento de Segurança Privada da PSP sobre prevenção, segurança e cidadania.

Na sexta-feira, Pedro Afonso Xavier, Arlindo Moura, Ana Lúcia Assis, João Barbosa e Rui Galopim de Carvalho falarão de seis temas prementes do sector. Seguir-se-ão as cerimónias dos prémios Best Of.

No sábado há um workshop teórico-prático de Rui Galopim de Carvalho, uma apresentação da Contrastaria Portuguesa e uma conferência sobre a Breve História da Joalharia.

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.