Todas as atividades de produção da mina Williamson foram suspensas devido a uma rutura da parede na parte Leste da Tailings Storage Facility, ou barragem de rejeitos, isto é, os resíduos que resultam da mineração e definitivamente não são passíveis de serem recuperados.
A empresa informou que a rutura provocou inundações que se estenderam até às áreas fora da própria mina. Não houve mortes nem ferimentos até ao momento, e os representantes da empresa, assim como os serviços de emergência do governo e das minas, estiveram no local numa tentativa de manter os membros da comunidade longe da área afetada.
Uma equipa da Petra Diamonds, que conta inclusive com o CEO da empresa, Richard Duffy, está a caminho para dar assistência aos trabalhadores da mina e prestar mais apoio no local.
A empresa anunciou, no comunicado, que irá fornecer “mais atualizações à medida que as informações estiverem disponíveis”. Toda a produção da mina foi suspensa enquanto se aguarda uma investigação sobre o incidente.
A Petra atualmente tem uma participação de 75% na Williamson Diamonds Limited e o governo da Tanzânia detém 25%.
Em Setembro deste ano, na abandonada mina de diamantes Jagersfontein, na província de Free State, na África do Sul, ocorreu uma situação similar, mas mais catastrófica.
Houve um desabamento na barragem de rejeitos, que causou vítimas mortais e feridos, além da perda de casas de pessoas que viviam na área residencial vizinha de Charlesville.