A Petra Diamonds informou que, no ano fiscal de 2022, que terminou a 30 de Junho, pagou 64,5 milhões de dólares americanos aos governos, valor muito superior aos 24,4 milhões de dólares do ano passado.
A empresa, que está cotada no importante mercado da Bolsa de Valores de Londres, disse que os pagamentos foram feitos principalmente na forma de impostos sobre as empresas, royalties, investimento em melhorias da infraestrutura, taxas de licença de mineração e algumas outras taxas de licença.
A Petra possui vários empreendimentos, incluindo três minas subterrâneas na África do Sul (a Cullinan, a Finsch e a Koffifontein) e uma mina a céu aberto na Tanzânia (a Williamson).
O governo sul-africano recebeu por parte da empresa cerca de 50,37 milhões de dólares americanos, o governo da Tanzânia aproximadamente 14,65 milhões de dólares e a Petra pagou ao Reino Unido (país onde se encontra a sede da empresa) 549 000 dólares americanos.
Portanto, foi na África do Sul e na Tanzânia que a Petra teve de fazer a maior parte dos seus pagamentos em impostos sobre a folha de pagamento, seguidos pelos royalties e impostos sobre as empresas.