Parceria entre WJI e Nações Unidas para ajudar as pequenas empresas

A Watch & Jewellery Initiative (WJI) 2030 juntou-se à UN Global Compact com o objetivo de auxiliar as pequenas e médias empresas no caminho para a sustentabilidade.

spot_img

As duas organizações criaram o Laboratório de Soluções SDG 2030, ou Solutions Lab, para Pequenas e Médias Empresas (PME), tendo como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, de forma a educar a indústria de jóias e de relógios.

De acordo com a WJI, ao anunciar a parceria, as pequenas e médias empresas representam 70% das empresas no setor global de jóias e de relógios.

O novo programa irá incidir sobre questões como design sustentável, ação climática, biodiversidade, as práticas de trabalho adequadas, de direitos humanos e inclusão.

A UN Global Compact é uma iniciativa dedicada à sustentabilidade, que assenta em dez princípios-chave nas áreas de direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção e visa a sua integração nas operações das empresas.

A Watch & Jewellery Initiative 2030 foi criada pela Cartier e pelo grupo de luxo Kering, em 2021, para a construção de resiliência climática, preservação de recursos e promoção da inclusão no comércio.

As PMEs desempenham um “papel fundamental no desenvolvimento económico, na redução da pobreza, na criação de empregos, na emancipação económica e no bem-estar geral”, afirmou a iniciativa.

No anúncio é referido ainda que o Solutions Lab irá tentar “provar que é possível – e lucrativo – para as pequenas empresas [no setor] fazer a coisa certa, da maneira certa”.

Será lançado um grupo de trabalho no próximo mês em colaboração com a Confederação Mundial de Joalharia (CIBJO), a União Francesa de Joalharia (UFBJOP) e o departamento de design da universidade italiana Politecnico di Milano.

A WJI 2030 comentou que “o objetivo é desenvolver uma estrutura replicável e escalável para aprimorar as práticas responsáveis ​​da cadeia de fornecimento, [o que] deve levar a uma estratégia de criação de valor para todas as PMEs na indústria global de jóias e relógios, aumentar a transparência dos relatórios e mostrar progresso ao longo do tempo”.

Outro aspeto abordado pelo programa é a inovação e tecnologia, a fim de trazer mais jovens para o setor.

“Temos uma enorme oportunidade e o dever de atrair jovens talentos [e] inspirá-los a trabalhar para a nossa indústria. Isso irá exigir uma nova mentalidade de pensamento de design, [considerando] a sustentabilidade e uma maior cooperação”, sublinhou a diretora executiva da WJI 2030, Iris Van der Veken.

Fontes: Rapaport, Global Compact Network Portugal, Watch & Jewellery Initiative 2030

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES