O valor de um diamante

Dialungana de Oliveira

spot_img

Escrever sobre diamantes, mergulhar no mundo em que ele brilha sobre todas as coisas, é compreender um pouco da importância que procuramos em tudo.

Não é por acaso que, quando nos referimos a alguém que apreciamos, a quem reconhecemos valor, dizemos que é um diamante. Até a expressão “diamante em bruto” traz consigo a promessa de coisas boas, bonitas, de reconhecido valor. 

Quando escolhemos este tema para a nossa revista sabíamos à partida que a aposta tinha um potencial evidente. Pelas analogias e pela importância material e física que o diamante representa. 

Há todo um universo de pessoas, entidades, cientistas, peritos e mão-de-obra especializada que todos os dias se movimenta em redor destas pedras preciosas e que gera proveitos económicos substanciais. 

Alguns segmentos desse universo fogem à beleza dos diamantes, há sua história a perder de vista, ao que eles nos ensinam e ao que a partir deles nos enriquece. 

No entanto, não há forma de ofuscar o seu brilho, a inspiração com que nos brindam e a riqueza que geram, apreciados e valorizados como são desde tempos imemoriais. 

O que nos interessa é essa capacidade que têm de encantar e de inspirar artistas como gente empreendedora, comunidades e nações. Os diamantes são o símbolo do que corre bem, do que perdura e que pode ser eterno. 

Graças a uma consciência social e humana cada vez mais forte, o lado negro da história dos diamantes tem vindo a ser, a pouco e pouco, convertido também numa aposta de sustentabilidade para com o ambiente e as comunidades que gravitam em seu redor. 

O sistema não é perfeito, mas é com grande esperança que se encara hoje como um diamante em bruto que, em conjunto, nos empenhamos em lapidar.  

Como jornalistas, esperamos contribuir com a nossa parte, a toda-poderosa informação, para o aperfeiçoamento de mais e mais facetas dessa pedra preciosa que representa cada um de nós como indivíduos capazes de explorar o nosso maior e melhor potencial. 

A nossa escolha recai, também, sobre os diamantes naturais, esses que, pelas suas características inimitáveis, ilustram tão bem a riqueza deste mundo que partilhamos e em que cada parte é única e irrepetível. 

Esperamos que as nossas peças jornalísticas contribuam para um entendimento melhor do complexo mundo dos diamantes, não só através da realidade dos seus números, como pela paixão e capacidade de realização que o inspira. 

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES