O próximo leilão da Christie’s com jóias raras em Nova Iorque

O leilão Magnificent Jewels da Christie’s vai realizar-se no próximo mês, em Nova Iorque, e contará com várias jóias exclusivas, incluindo um raro diamante rosa vívido num anel. O valor final da peça poderá chegar aos 35 milhões de dólares.

spot_img

A jóia que será um dos principais destaques do leilão da Christie’s, em Nova Iorque, no dia 6 de Dezembro, surgiu há pouco mais de uma semana, adiantou a especialista em jóias e vice-presidente associada da Christie’s, Jacqueline DiSante, à Forbes.

O diamante rosa Fancy Vivid, de 13,15 quilates, elemento central de um anel, está estimado valer entre 25 e 35 milhões de dólares americanos.

A raridade da pedra preciosa está relacionada com o facto de não apresentar vestígios de uma cor secundária (vários diamantes rosa são complementados com cores, como laranja ou roxo), aspeto que a torna fascinante para os colecionadores.

A especialista em jóias comentou que o facto de ser “um diamante tão grande que é um rosa vívido sem uma cor modificada, o coloca numa posição de alto nível no mercado de leilões”.

A vice-presidente associada da Christie’s salientou que em quase todos os casos, o formato de diamantes grandes e coloridos é modificado para melhorar a sua cor. Todavia, esta pedra preciosa manteve a sua saturação de cor e a forma de corte esmeralda tradicional.

DiSante acrescentou ainda que a Christie’s já não via um diamante rosa desta qualidade desde o Winston Pink Legacy. É um diamante rosa Fancy Vivid, de 18,96 quilates, vendido por mais de 50,3 milhões de dólares americanos pela casa de leilões, em Genebra, em 2018.

O mercado de diamantes rosa vívidos e raros teve vários protagonistas este ano. Jacqueline DiSante admite que as recentes vendas de diamantes excecionais devem ter convencido o proprietário, que pediu anonimato, a colocar o diamante rosa no mercado de leilões.

A Christie’s afirmou que o diamante rosa vívido extravagante “é um fenómeno no mundo dos diamantes raros”.

Conclui que, como menos de dez por cento dos diamantes rosa pesam mais de um quinto de um quilate, o “anel de diamante rosa Fancy Vivid é um dos diamantes coloridos mais importantes que já apareceu no mercado”.

O leilão também irá incluir uma seleção de diamantes incolores, pedras preciosas coloridas e jóias de coleções particulares, contando com 139 lotes no total. Terá jóias de vários períodos da História e de marcas famosas como Bulgari, Cartier, Fabergé, Graff, Harry Winston, Tiffany & Co. e Van Cleef & Arpels.

À esquerda, um anel de diamante da marca Harry Winston (estimado entre 300 e 500 milhões de dólares); à direita, um colar de diamantes da Graff (estimado entre 400 e 600 milhões de dólares)
Imagem: Christie’s
spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES