O primeiro projeto de mina de diamantes inteligente

A Debswana e a Huawei lançaram o primeiro projeto de mina de diamantes inteligente controlada por 5G. Essa solução de mineração está a ser inicialmente usada na mina Jwaneng, no Botsuana.

spot_img

As duas empresas anunciaram, na mais recente edição do Mobile World Congress, em Barcelona, aquele que é um projeto pioneiro na indústria diamantífera.

O diretor de gestão de informações da Debswana, Molemisi Nelson Sechaba, informou que a solução de mina inteligente concebida pela Huawei foi introduzida na sua mina de diamantes a céu aberto Jwaneng e que o projeto ficou operacional em Dezembro de 2021.

A solução da Huawei de rede privada 4G eLTE “oferece uma conectividade estável para a mina Jwaneng, ao conectar mais de 260 equipamentos, permitindo a interconexão entre os sistemas de produção, segurança e proteção da mina”, observou o diretor.

Sechaba salientou ainda que é importante implementar a solução eLTE para que os equipamentos de mineração funcionem de forma mais estável.

Os equipamentos de hardware, como estações base usadas na solução de transformação digital da Jwaneng, passam a suportar atualizações para a rede 5G.

Os recursos 5G, como alta largura de banda e baixa latência, podem dar apoio à aplicação de tecnologias de ponta, como a direção autónoma, ao permitir que haja uma transformação digital mais inteligente do setor de mineração no futuro.

Representantes da Huawei, do governo do Botsuana e da Debswana, no MWC Barcelona 2023.
Da esquerda para a direita: Xu Jun, diretor de tecnologia da Huawei Mine BU; Thulagano M. Segokgo, ministro de comunicações, conhecimento e tecnologia do Botsuana; e Molemisi Nelson Sechaba, diretor de gestão de informações da Debswana.

Imagem: PRNewsfoto/Huawei

Acredita-se que a Debswana, que é uma empresa diamantífera líder no continente africano, juntamente com a Huawei, poderá contribuir para a eficiência, produtividade e segurança do setor de mineração e acelerar a transformação digital no setor.

Liao Yong, vice-presidente da Huawei na região da África Subsaariana, observou que, nos últimos cinco anos, a empresa tecnológica trabalhou com empresas de mineração em vários países da região, como a África do Sul, Zâmbia, Namíbia, o Botsuana e Gana, e pretende colaborar com mais parceiros locais para “criar mais valor em África”.

Tendo em conta que o projeto na mina Jwaneng teve bastante sucesso, e inclui também o programa de capacitação económica dos cidadãos do país, a Debswana irá implementar a solução de mineração inteligente nas suas minas Damtshaa, Orapa, e Letlhakane ainda este ano.

Fontes: PR Newswire, GJEPC

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES