Imagem: JCK
A plataforma online Assure 2.0 compara e faz a distinção entre os diferentes aparelhos de verificação de diamantes do mercado, analisando os tipos de diamantes por eles verificados, o volume de diamantes que podem processar, o tamanho dos dispositivos e o nível de especialização de cada um.
Os testes do programa tiveram início neste Verão e, neste momento, a plataforma conta com três instrumentos de verificação: o DiamondSure, o M-Screen Ultra e o SYNTHdetect.
São exibidos no portal os resultados dos testes dos DVI (Diamond Verification Instruments) depois de ser realizada uma amostra Assure num laboratório independente, que revela se conseguiram distinguir os diamantes naturais dos criados em laboratório e das imitações, em vários tamanhos.
A amostra Assure é selecionada de forma a refletir os produtos que circulam no mercado, assim como pedras individuais que ditam tendências futuras e representam alguns dos maiores desafios para os instrumentos de verificação de diamantes.
O Programa inclui ainda testes de jóias cravejadas de diamantes, com pedras montadas abertas ou fechadas.
Os instrumentos são avaliados tendo em conta os seus resultados falsos positivos (quando diamantes criados em laboratório ou imitações são acidentalmente classificados como naturais), as suas reentregas (quantos precisam ser entregues para testes adicionais) e a precisão geral.
Em relação ao valor esperado para cada taxa dos dispositivos, o NDC afirmou que as taxas ideais de falsos positivos e de referência é de 0% e a de precisão ideal é de 100%.
O NDC também referiu que todos os instrumentos são operados por alguém que não tenha tanta experiência para simular os resultados esperados de um novo comprador do dispositivo.
Os participantes do programa têm uma confirmação de que são Assure Partners e têm uma marca de certificação, que refere que o dispositivo foi testado de forma independente. O objetivo da plataforma não é promover os dispositivos, apenas testá-los tendo em conta algumas métricas.
O Natural Diamond Council garante que vai continuar a apoiar iniciativas nacionais e locais para promover o uso dos DVI e irá organizar eventos para mostrá-los ao público.
O último ocorreu em Londres, entre 20 de Junho e 29 de Julho, e foi organizado pela London Diamond Bourse. Membros do comércio de diamantes e jóias tiveram a oportunidade de experimentar os instrumentos de verificação de diamantes e os visitantes também aprenderam mais sobre os vários instrumentos.
O CEO do Natural Diamond Council, David Kellie, explicou que “a proteção do consumidor está na capacidade de distinguir os diamantes naturais, dos criados em laboratório e daqueles que são imitações. O sucesso do Assure Showcase em Londres demonstra o compromisso compartilhado de garantir a confiança do consumidor em toda a indústria de jóias”.
David Kellie elogiou o Reino Unido, afirmando que “assumiu uma posição firme sobre esse compromisso, o que é positivo para a indústria de diamantes naturais. É um desenvolvimento positivo que levará a indústria para a frente e de uma forma que beneficiará a todos”.
O acesso aos resultados dos testes publicados no Assure 1.0 será mantido num diretório separado só para consulta.
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.