Imagem: dnaindia.com
O veterano da indústria trabalhou, nos mais variados cargos, na diamantífera durante cerca de 37 anos. Esteve presente na conquista de diversos marcos da empresa e a sua contribuição ajudou a realçar o impacte positivo dos diamantes naturais.
Stephen Lussier nasceu a 18 de Dezembro de 1957 em Boston, no estado norte-americano de Massachusetts. Licenciou-se na Boston College, em 1979, e obteve o seu Master of Business Administration (MBA) na Columbia University, em Nova Iorque, em 1981.
No mesmo ano que recebeu o seu MBA entrou na agência de publicidade N.W. Ayer, conhecida por ter criado o tão famoso slogan da De Beers, “Um diamante é para sempre”.
Extenso percurso na De Beers
A sua história com a empresa começou em 1985, quando ingressou na divisão de consumo e publicidade como controlador de mercado para os Estados Unidos e Canadá.
Tornou-se, em 1988, controlador de mercado para o Japão, na época o segundo maior mercado da De Beers, e três anos depois assumiu o cargo de diretor regional para todo o continente asiático, auxiliando na abertura do mercado chinês.
Em 1993 foi diretor global do departamento de marketing e consumo da empresa. O seu departamento criou as célebres campanhas publicitárias da De Beers “Shadows” e “Hands”.
Ainda nos anos 90, Lussier liderou o lançamento de muitos conceitos de produtos de diamantes de sucesso, que incluem o anel de três pedras, o colar composto por diamantes solitário e as jóias com diamantes Journey.
Foi também nomeado diretor da Diamond Trading Company (DTC), em 1995, e integrou a Comissão Executiva em 2002.
Em 2005 tornou-se o responsável pelos assuntos externos e corporativos no comité executivo da De Beers e em 2009 assumiu o cargo de CEO da De Beers Forevermark.
Mais recentemente, desempenhou o cargo de vice-presidente executivo de marcas e mercados de consumo do grupo. Stephen Lussier deixou de assumir essa função em 1 de Abril do ano passado e foi substituído por Marc Jacheet.
Marcos alcançados durante a sua carreira
Enquanto diretor global de marketing, concebeu e implementou o programa Millennium, que gerou uma receita de mais de três mil milhões de dólares norte-americanos em vendas de jóias com diamantes a nível mundial.
Criou ainda a campanha Trilogy, que levou ao crescimento do mercado mundial de diamantes dos Estados Unidos para o Japão, que representava 3 mil milhões de dólares.
Contribuiu para a abertura e desenvolvimento do mercado retalhista chinês, estimado em 1,5 mil milhões de dólares norte-americanos, e do mercado doméstico indiano, estimado em 1,1 mil milhões de dólares.
Juntamente com Gareth Penny, deu início ao programa da DTC ‘Supplier of Choice’, que transformou a indústria global de diamantes e proporcionou o crescimento do setor.
Como diretor executivo, desenvolveu o ‘Propósito, Visão, Valores e Princípios’ da De Beers em todas as suas marcas e implementou um programa de garantia auditado externamente.
Além disso, foi responsável pelo primeiro relatório da De Beers que destaca de forma detalhada a atividade da empresa, em conformidade com os princípios de ética, comunidade, meio ambiente, funcionários e economia do Pacto Global da ONU.
Impacte na gigante diamantífera
Além das conquistas que Lussier proporcionou à De Beers acima referidas, o executivo prolífico supervisionou o investimento da empresa na De Beers Jewellers e liderou a expansão global da Forevermark em 35 mercados e contribuiu para a abertura de 1 750 lojas retalhistas.
No comunicado sobre a sua saída, Bruce Cleaver, o então CEO do grupo, frisou que a “contribuição de Stephen para a De Beers e toda a indústria de diamantes é singular e de amplo alcance”.
“Durante 37 anos, moldou a alma do nosso produto e lembrou-nos da preciosidade, beleza e impacte positivo dos diamantes naturais. Agradecemos a ele tudo o que fez pela De Beers, na qual o seu nome e legado estarão para sempre ligados. Stephen deixa uma equipa de liderança excecional que é tão apaixonada pelo papel dos diamantes na cultura e nas comunidades quanto ele tem sido”, sublinhou Bruce Cleaver.
União Oppenheimer-Lussier
Stephen Lussier também é conhecido por ser marido de Sophie Oppenheimer, membro da família que controlava a De Beers desde 1927 e vendeu a sua participação de 40 por cento após quase um século de associação com a empresa, em 2012.
A neta de Phillip Oppenheimer e o executivo casaram-se em 1996, unidos pelo amor mútuo pela arte oriental, de acordo com a revista Tatler.
Sophie era responsável pela arte contemporânea na De Beers e Stephen trabalhava como diretor de marketing. A Tatler refere que o casal se conheceu quando Sophie Oppenheimer estava a pendurar um quadro no escritório de Lussier.
Permanência na indústria
Stephen Lussier continuará na De Beers enquanto conselheiro estratégico e como presidente no Natural Diamond Council, no qual ingressou em 2016.
Nos artigos e entrevistas com foco naquela que é uma das figuras mais importantes da De Beers, Lussier está sempre associado ao facto de ser o “homem com o sonho do diamante”.
Numa conferência de imprensa realizada, pela De Beers e pelo GJEPC, como sua grande despedida, o antigo diretor disse que a razão pela qual esteve durante toda a sua carreira na De Beers passa por três Ps: Paixão, Produto e Pessoas.
“Estas são as três razões que me mantiveram comprometido com a empresa. Trabalhamos numa indústria na qual os diamantes fazem parte dos momentos mais felizes da vida de uma pessoa”, afirmou Lussier.
Fontes: De Beers Group, Natural Diamond Council, jckonline.com, whartoncapetown08.com, miningweekly.com, GJEPC
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.