Novos depósitos de diamantes descobertos no Zimbabué

O presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, informou que limitará a empresa diamantífera russa a apenas dois dos depósitos diamantíferos, uma vez que ficou decidido, numa reunião de negócios realizada em Nova Iorque, que os restantes serão colocados à disposição de outros investidores.

Em 2019 a Alrosa e a empresa estatal desse país africano, a Zimbabwe Mining Development Corporation, assinaram um acordo para explorarem pedras preciosas em conjunto, mas isso já deu aso a que a empresa russa recebesse quarenta reclamações.

A Alrosa recebeu inicialmente vinte e cinco terrenos para exploração no Zimbabué, sendo que, em 2021, recebeu autorização para realizar mineração de diamantes em mais quinze locais.

A grande parte dos terrenos onde a Alrosa foi autorizada a realizar os seus trabalhos de mineração estão localizados nas províncias de Manicaland, Masvingo e Matabeleland North.

A empresa que faz a exploração desses terrenos é a Alrosa Zimbabué, da qual a empresa “mãe” tem uma participação de 70% enquanto os restantes 30% são propriedade da Zimbabwe Consolidated Diamond Company (ZCDC).

A Alrosa Zimbabué tem estado a realizar trabalhos preliminares de exploração de depósitos de diamantes primários, com o objetivo de perceber se os diamantes que podem ser encontrados nos novos depósitos serão comercialmente viáveis.

Os depósitos de diamante são revestimentos abrasivos ricos em cristais de diamante puro, com o seu tamanho a variar de 0,5 a 30 micrómetros e que variam de acordo com as condições experimentais de deposição. A presença de diamante cristalino de alta qualidade é comprovada depois de, na realização de um scan, serem encontradas imagens microscópicas de electrões e pela detecção do pico Raman em 1334 cm elevados a -1, que é a característica específica do diamante natural.

Redação

Recent Posts

Consórcio liderado pela Botswana Diamonds recebe licença de prospeção no Essuatíni

O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…

1 ano ago

Angola assina memorando de entendimento com De Beers

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…

1 ano ago

Star Diamond Corporation vai adquirir uma participação de 75% da Rio Tinto no projeto da RTEC

A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…

1 ano ago

Tiffany & Co abre uma loja virtual na China

A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…

1 ano ago

Período conturbado entre a Alrosa e a Endiama

A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…

1 ano ago

Angola vai criar observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…

1 ano ago

This website uses cookies.