A consultora de engenharia sul-africana, BBE Projects, vai concluir a entrega de um sistema de refrigeração a ar chave na mão para a mina de Diamantes Venetia da De Beers, no Limpopo, África do Sul.
Segundo o Rough and Polished, a necessidade de refrigeração foi identificada como parte do planeamento de ventilação e higiene ocupacional para a mina subterrânea.
A construção do projeto subterrâneo Venetia (VUP), no valor de 2,2 biliões de dólares americanos da De Beers, ficou concluído em cerca de 54% em Dezembro de 2021.
A VUP procura realizar a transição da Mina de um poço aberto para uma operação subterrânea, estendendo assim a vida útil da Mina em 23 anos até 2046.
A construção do projeto subterrâneo começou em 2013 e a produção estava inicialmente prevista para se iniciar em 2021. A mina foi projetada para tratar cerca de 130 milhões de toneladas de minério, contendo cerca de 96 milhões de quilates.
O VUP tem como objetivo produzir o seu primeiro produto até o final de 2022 e aumentar para a produção total a partir de 2024.
Pelo menos 5,9 milhões de toneladas de minério serão tratadas através da fábrica de processamento existente, com o objetivo de que sejam produzidos cerca de 4,5 milhões de quilates de diamantes por ano.