Saara Kuugongelwa-Amadhila, primeira-ministra da Namíbia, a inspecionar um diamante na sua visita à NAMDIA. Imagem: Namib Desert Diamonds
Os dados apresentados durante uma visita da primeira-ministra do país, Saara Kuugongelwa-Amadhila, à sede da NAMDIA, em Windhoek, na Namíbia, revelam que houve um aumento de 53% ano a ano do número de quilates comprados à produtora de diamantes.
Durante o período fiscal de 2021 e 2022, a Namdeb vendeu 222 978 quilates à empresa estatal de comércio de diamantes, mas o preço médio de compra por quilate diminuiu.
Passou para 536,55 dólares americanos por quilate, quando no período homólogo foi de 574,21 dólares.
A Namdeb Diamond Corporation é uma parceria entre o governo do país e a De Beers, cada com uma participação de 50%, formada em 1994.
A NAMDIA foi criada após um acordo entre o governo da Namíbia e a De Beers, em 2016, estipular que a Namdeb teria de fornecer 15% da sua produção anual de diamantes à comerciante estatal.
Ressurgiu recentemente a questão do aumento da percentagem de diamantes comprados à Namdeb pela NAMDIA, para 50%, em que o antigo CEO da De Beers, Bruce Cleaver, afirmou que a empresa estatal só estará em posição de negociar os termos do acordo em 2026: https://naturaldiamondworld.com/namdia-compra-de-50-da-producao-da-namdeb-holdings-so-em-2026/.
A primeira-ministra referiu ainda na sua visita que “a Namíbia deveria agregar valor aos seus diamantes em vez de depender dos preços dos diamantes brutos no mercado global”.
“Temos países que na verdade não produzem diamantes, mas são países ricos porque podem comprar os nossos recursos brutos por quase nada e processá-los lá, gerando empregos e renda para si próprios”, frisou Saara Kuugongelwa-Amadhila.
Fontes: Rough & Polished, Namdeb, NAMDIA
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.