A empresa anunciou recentemente a descoberta de kimberlitos adicionais, que se encontram aproximadamente a 40 metros a Nordeste do já conhecido kimberlito Tuzo, na sua mina canadiana.
A Mountain Province Diamonds forneceu uma atualização relativamente ao seu programa de perfuração na Hearne Northwest Extension, identificada pela primeira vez no final de 2021, na mina Gahcho Kué.
Os programas de perfuração do ano passado indicaram que um volume significativo de kimberlito anteriormente desconhecido poderia existir, pois dez dos dezasseis furos de sondagem intercetaram kimberlitos de até 114 metros de extensão.
A mais recente fase do programa, que ocorreu este ano, revelou que dez dos onze furos, dentro e fora do poço de Hearne, tinham presença de kimberlitos, com a interseção mais longa a ter 287 metros.
Mark Wall, presidente e CEO da empresa, comentou que os resultados mais recentes, que confirmam a existência de um volume significativo de kimberlito na extensão, combinados com os resultados anteriores indicam 21 furos de sondagem no total.
“Estamos ativamente a trabalhar com a nossa parceira da operação, a De Beers, para procurar maneiras de recuperar esse kimberlito mais profundo através de mineração subterrânea”, acrescentou Mark Wall.
O CEO adiantou também que, em conjunto com a De Beers, irá considerar mais perfurações perto do kimberlito Tuzo caso este continue a dar resultados positivos.
A mina canadiana, cuja produção comercial começou em Março de 2017, tem uma vida útil estimada de doze anos. A joint venture consiste em vários kimberlitos que estão neste momento a serem explorados ou que serão desenvolvidos no futuro.
Fontes: IDEX Online, Mountain Province Diamonds