A confirmação da morte de Izzy Itzkowitz foi publicada pelo seu filho no Facebook.
Itzkowitz, nascido e criado em Tel Aviv, em Israel, começou a lapidar diamantes com apenas 13 anos, após uma tragédia familiar.
O mestre lapidador inventou o corte princesa, ou princess cut, em 1979, juntamente com Betazel Ambar e Ygal Perlman.
Foi um corte bastante inovador, uma vez que foi o primeiro a usar um arranjo de lapidação brilhante num diamante quadrado.

Imagem: Tiffany & Co.
O corte princesa é agora o corte mais popular a seguir ao corte brilhante redondo.
Com uma extensa carreira na área, Itzkowitz desenvolveu designs exclusivos de marcas próprias para a De Beers, a Graff e a Tiffany & Co.
O lapidador é ainda conhecido por ter criado o ‘conjunto invisível’, em 1988, em que o diamante se insere num conjunto contínuo delicadamente trabalhado sem espaços ou pontas de metal visíveis nas jóias, e por ter vencido o prémio Platinum Guild de Design, em 1991.
Em 2008 aperfeiçoou um corte que combinou todos os parâmetros de brilho, dispersão e cintilação, oferecendo aos retalhistas de hoje um corte para os seus consumidores interessados nos mais ínfimos detalhes, o Asscher Cut Princess.
Izzy Itzkowitz criou também o corte Asscher Queen.
Em 2016 o experiente lapidador entrou na Diamond Foundry, a empresa de diamantes de laboratório conhecida por ter o ator Leonardo DiCaprio como um dos seus principais investidores.
Fontes: IDEX Online, Diamond Foundry