Morreu Effy Hematian, designer e fundador da Effy Jewelry

spot_img

A joalharia compartilhou a notícia da morte de Fatollah “Effy” Hematian nas suas redes sociais. O célebre designer de jóias faleceu aos 79 anos.

Effy Hematian é lembrado como um visionário e líder comunitário, cuja “honestidade e humildade apenas iluminaram a mudança definitiva que trouxe ao mundo da joalharia”.

É lembrado ainda pela paixão pelo design de jóias e pela sua dedicação à empresa que começou do zero.

Hematian nasceu a 10 de Dezembro de 1943, no Irão, e emigrou para Nova Iorque no final dos anos 70 devido à Revolução Iraniana, que transformou o país numa república islâmica.

A Effy Jewelry teve o seu início em 1979 e tornou-se uma das joalharias mais conhecidas através das suas coleções, presentes em cerca de 2 600 lojas de retalho no mundo.

A joalharia tem “orgulho de ter peças únicas que adornaram membros da realeza e inúmeras celebridades”, frisou no seu LinkedIn.

No website da joalharia é sublinhado que Effy, inicialmente um engenheiro elétrico, tinha uma paixão pelo acabamento com requinte e que era evidente em cada peça de joalharia. Uma visão que começava mesmo antes de o designer começar a fazer os seus esboços.

Effy Hematian a fazer um esboço de uma jóia
Imagem: Effy Jewelry

“Desde o primeiro dia que sou obcecado pela qualidade e arte na jóia”, disse Hematian.

Usava mais de 150 000 quilates de pedras preciosas todos os anos e todas as pedras eram escolhidas à mão. Hematian foi inclusive apelidado de “rei das cores”, pois usava pedras preciosas coloridas em todas as coleções da Effy.

A “musa vitalícia” do designer é a pantera, que inspirou toda uma coleção da marca – a Signature Collection – e foi a estrela do evento “Facets of Hope”, da Jewelers for Children, realizado anualmente em Las Vegas em conjunto com os eventos de alta-costura e do JCK.

Anel de diamantes e tsavoritas
Imagem: Effy Jewelry
Anel de diamantes negros e tsavoritas
Imagem: Effy Jewelry
Anel de diamantes, safiras e esmeraldas
Imagem: Effy Jewelry

“Na sua essência, o negócio da Effy é construído em torno da família e da comunidade. O designer viveu, projetou e fabricou nos Estados Unidos durante mais de três décadas, e cada jóia meticulosamente trabalhada à mão foi infundida com a sua visão criativa”, acrescentou a marca.

Fontes: National Jeweler, Effy Jewelry, jckonline.com

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES