Mina Karowe. Imagem: Lucara Diamond
A Lucara Diamond declarou que os trabalhos de produção para a mina subterrânea de Karowe, no Botsuana, estão em curso, com uma previsão de custos em 2023 de 105 milhões de dólares norte-americanos.
Em 2014 o diretor de operações da Lucara Diamond, Paul Day, afirmou que a quantidade de minérios em Karowe justificava o investimento numa operação subterrânea na mina, com implementação a partir de 2026, estendendo a sua vida útil.
O valor das operações, anunciado em 2017, era de 195 milhões de dólares norte-americanos, sendo que o valor projetado de quilates produzidos a partir de 2026 era de 2,72 milhões, o ano em que se previa que a mina esgotasse.
Através do estudo para compreender se estas operações eram viáveis concluiu-se que a vida da mina poderia ser duplicada e que produziria até 2040.
Em 2019, a Lucara aprovou um orçamento até 53 milhões de dólares norte-americanos para os trabalhos iniciais.
O custo de capital pré-produção do projeto subterrâneo foi estabelecido em 514 milhões de dólares norte-americanos.
A pandemia fez com que a Lucara tivesse de rever o orçamento inicial e fizesse cortes.
Em Janeiro de 2021, a Lucara conseguiu renovar sua licença de mineração em Karowe por um período de 25 anos, garantindo os direitos até 2046 e a aprovação formal do projeto de expansão subterrânea de Karowe.
Em 2022, a Lucara atualizou o custo de capital estimado para o projeto em 547 milhões de dólares norte-americanos.
Várias adaptações operacionais foram implementadas a partir do quarto trimestre de 2022 para lidar com os desafios encontrados, nomeadamente os atrasos nas operações.
A Lucara afirmou que uma atualização do cronograma e do orçamento do projeto, levando em consideração esses desenvolvimentos, deveria ser concluída antes do final do segundo trimestre de 2023.
Foram gastos 30,5 milhões de dólares norte-americanos no desenvolvimento do projeto subterrâneo de Karowe durante três meses, que terminaram em 31 de Março de 2023.
A entidade informou que as atividades para o projeto subterrâneo de Karowe no segundo trimestre de 2023 devem incluir o afundamento e a injeção de grout nos poços de ventilação e produção, aquisição de equipamentos subterrâneos, incluindo bombas de drenagem, sistemas de trituração e transportes subterrâneos.
A empresa vai também iniciar a construção do sistema de arrefecimento de ar em massa e o design detalhado da infraestrutura da mina subterrânea.
Fontes: Rough & Polished e Lucara Diamond
O Diamonds of Essuatíni, um consórcio liderado pela Botswana Diamonds, recebeu uma licença de prospeção…
A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), a Endiama e a Sodiam assinaram hoje um…
A Star Diamond Corporation anunciou que celebrou um acordo vinculativo com a Rio Tinto Exploration…
A Tiffany & Co abriu uma loja virtual para os consumidores na China, com uma…
A Alrosa e a Endiama estão a caminhar "para um divórcio complicado" por causa de…
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou por despacho presidencial que este Observatório, a ser…
This website uses cookies.