Explicando que a altura do Ano Novo é um tempo de reflexão para quem somos e para o que fazemos, Martin Rapaport afirmou que o negócio de diamantes é abençoado com um produto que representa tudo o que há de bom na vida.
“A alegria de dar, de nos conectarmos uns com os outros e de amar é a mensagem dos diamantes”, disse o presidente da Rapaport. “O negócio dos diamantes e da joalharia torna o mundo no sítio melhor fornecendo produtos que promovem relações amorosas. E isso é agradável.”
Martin acrescentou que há mais na vida do que o negócio dos diamantes e fazer dinheiro. “A nossa cadeia de serviços dá lugar a uma forma de vida que sustenta milhões de pessoas em todo o mundo, particularmente em África e na Índia. E isso é bom”, acrescentou.
“Podemos fazer mais?”, questionou, continuando com a resposta: “A cadeia de fornecimento de diamantes é um negócio complicado. As minas de diamantes brutos existem em locais onde pessoas pobres vivem. Os diamantes de aluvião estão distribuídos ao acaso por comunidades empobrecidas. Em alguns casos, boas companhias oferecem benefícios que ajudam as pessoas dos locais em que os diamantes são encontrados. Noutros casos, más companhias prejudicam as pessoas dessas comunidades.”
“Nos centros de comércio de diamantes a maior parte das companhias mistura a origem dos diamantes”, alerta. “Por isso é preciso saber a origem dos diamantes polidos e não apenas o nome da companhia que o vende.”
Segundo Martin Rapaport, “há que saber que há bons diamantes que ajudam as pessoas, e maus diamantes, que as prejudicam. Precisamos de apoiar os bons diamantes e rejeitar os maus.”
Relacionando as bases da doutrina judaica com o que se passa no mundo dos diamantes, o empresário acrescentou: “Há uma razão para Deus dar os diamantes às pessoas mais pobres do mundo e fazer com que os ricos os desejem. O papel do negócio dos diamantes é fazer a ponte ente as duas realidades. Isso é Tikun Olan (Emendando o mundo). É para isso que existimos.”
A mensagem terminou com os seus votos de saúde, riqueza, amor e felicidade para todos.