Mark Cutifani: uma figura de prestígio da Anglo American

spot_img

Empresário e antigo diretor executivo do grupo mineiro diversificado Anglo American, onde é, atualmente, membro do Conselho de Administração e do Comité de Gestão do Grupo (GMC), Cutifani é também diretor não-executivo da Anglo American Platinum e presidente da De Beers, além de diretor não-executivo da Total S.A.

Foi também CEO da empresa sul-africana de extração de ouro AngloGold Ashanti e é membro da Royal Academy of Engineering e membro do conselho de administração do Hydrogen Council. Recebeu a Medalha do Instituto AusIMM e o prémio Mines and Money Lifetime Achievement Award.

Imagem: Creamer Media

Os primeiros passos

Mark Cutifani nasceu a 2 de Maio de 1958 em Wollongong, na Austrália. Depois de terminar o liceu, em 1976, ingressou na mina de carvão Coal Cliff e inscreveu-se na Universidade de Wollongong para concluir uma licenciatura em Engenharia de Minas. Licenciou-se em 1982 como o melhor da sua turma.

Depois de trabalhar para a Coal Cliff, juntou-se à Kalgoorlie Gold Mines e, mais tarde, à Western Mining Corporation, à Normandy Mining e à Sons of Gwalia. Tornou-se diretor-geral da Sons of Gwalia em Março de 2000.

AngloGold Ashanti

Em 17 de Setembro de 2007, ingressou na AngloGold Ashanti como diretor da empresa, tendo sido nomeado diretor executivo em 1 de Outubro do mesmo ano.

Pouco depois, Cutifani lançou uma campanha intitulada “a segurança é o nosso valor número um”. Durante o seu mandato, a taxa de acidentes mortais foi reduzida em 50%.

Na Anglo American

Imagem: Anglo American

Em Janeiro de 2013 foi anunciado que Cutifani se tornaria o novo diretor executivo da Anglo American, iniciando as suas novas funções a 3 de Abril de 2013, substituindo Cynthia Carroll.

Desde que entrou para a Anglo American, liderou uma transformação da empresa.

Ao nível da sustentabilidade, em 2018 foi anunciado o Plano de Mineração Sustentável para melhorar significativamente a eficiência energética e hídrica, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover a biodiversidade. 

O ano de 2019 foi marcado por melhorias notáveis a nível da segurança (houve uma redução de 73% de fatalidades e de 59% de acidentes), incidentes ambientais (menos 81%) e a produção aumentou 12%.

Em resposta às reduções da pegada de carbono, Cutifani anunciou o objetivo de atingir a neutralidade de carbono para as emissões de âmbito 1 e 2 até 2040, com algumas operações a atingirem a neutralidade de carbono até 2030.

Os cargos que ocupou

Cutifani é o antigo presidente e atual membro do conselho executivo do Conselho Internacional de Minas e Metais. É membro executivo, tendo sido Presidente da Câmara de Minas da África do Sul entre 2012 e 2013 (rebatizada como Minerals Council South Africa). É também membro do Comité Consultivo Internacional da Kellogg Innovation Network, membro do Mining & Metals Steering Board e antigo Governador (agora membro) do Programa da Indústria de Minas e Metais do Fórum Económico Mundial.

Imagem: World Circular Economy Forum 2021

Cutifani faz parte do Conselho de Administração do Hydrogen Council, uma iniciativa global de empresas líderes nos sectores da energia, dos transportes e da indústria, com uma visão unida e uma ambição a longo prazo para o hidrogénio, a fim de promover a transição energética.

Também é membro do Conselho Consultivo do Vale Columbia Centre on Sustainable International Investment e diretor independente da The Power of Nutrition, uma fundação de beneficência sediada no Reino Unido.

Acumula ainda o cargo de diretor independente da Total S.A. e membro do Business Against Slavery Forum do Ministério do Interior do Reino Unido.

Imagem: Anglo American

Dos diversos cargos que já ocupou, podemos referir que na África do Sul já foi Líder do Grupo de Trabalho para a Eliminação de Fatalidades na Câmara das Minas. Também foi membro do Conselho Executivo da Liderança Empresarial (BLSA), membro do Conselho Consultivo da University of Cape Town Graduate School of Business (UCT-GSB) e membro do Comité Consultivo de Minas da Universidade de Pretória.

No Canadá fez parte do Conselho de Administração da Laurentian University e foi membro do Comité Executivo da Ontario Mining Association.

No seu país de origem foi Conselheiro, membro do Comité de Ética e membro do comité de Avaliação de Minerais do Instituto Australiano de Minas e Metalurgia. Também pertenceu ao Comité Executivo da Western Australian Chamber of Mines e membro do Comité Consultivo do Sector dos Minerais da CSIRO (Austrália).

Prémios de carreira

Durante a sua vida académica recebeu prémios da Western Mining Corporation por ter sido o melhor aluno e ter tido a melhor tese.

Conquistou o prémio Paul Harris Fellowship (Grupo Rotary) pelos serviços prestados à comunidade no Canadá. No Congresso Mundial de Minas em Montreal, em 2013, recebeu o título de Presidente de Honra.

A revista Engineers Australia nomeou-o, em 2013 e 2014, para a lista dos 100 engenheiros mais influentes da Austrália e recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Administração de Empresas (Segurança e Envolvimento Comunitário) pela Universidade de Wollongong, em 2013.

Dois anos depois teve direito ao Diggers and Dealers Lifetime Achievement Award e em 2016 recebeu outro título de Doutor Honoris Causa em Direito pela Laurentian University no Canadá.

Foi Homenageado em Nova Iorque, em Outubro de 2018, juntamente com o Presidente da Coca-Cola no evento Technoserve 50th Anniversary Honouree, pela sua “liderança extraordinária na criação de soluções empresariais sustentáveis para acabar com a pobreza em todo o mundo”.

No mesmo ano recebeu o prémio europeu de melhor CEO em mineração sustentável.

Em 2019 foi introduzido no Hall of Fame da Indústria mineira da África do Sul.

A Mines and Money nomeou-o, em 2019, como o melhor CEO do ano e em 2021 deu-lhe o prémio vitalício de Realização.

A Anglo American refere-se a Cutifani como sendo um homem “afável, mas combativo” que transformou a empresa num líder de mercado.

Fontes: Wikipédia, Financial Times, Anglo American, weforum.org

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES