O aumento de compras de anéis de noivado pelo público feminino deve-se ao facto de, nos últimos anos, ter havido menos pedidos-surpresa de casamento. Em vez disso, os casais decidem juntos que se querem casar, segundo um artigo do Telegraph.
É verdade que ainda são os homens que, na grande maioria dos casos, oferecem diamantes às mulheres, mas agora mais estão envolvidas no processo de design dos seus próprios anéis de noivado, do início ao fim. Outra questão que também contribui para esta tendência é o crescimento de pedidos de casamento por pessoas do mesmo sexo.
A marca Imogen London revela que 55% das suas vendas, só nos últimos dois meses, foram de mulheres que compraram jóias para si próprias e que 40% das compras de anéis de noivado foram realizadas por mulheres.
A maioria das clientes está a comprar brincos com diamantes, argolas, anéis com diamantes para o dedo mindinho, anéis que se empilham e pingentes com um único diamante, segundo a fornecedora.
A Imogen London é uma fornecedora de diamantes e jóias de luxo, que compra as suas peças a alguns designers seletos e especialistas em diamantes requintados.
A fundadora da marca, Imogen Clarke, salienta que tem uma grande seleção de produtos, em que é possível o cliente comprar “um anel de noivado, uma aliança, brincos ou simplesmente dar uma nova vida a uma jóia de família”.
Clarke nasceu na Irlanda do Norte, mas é na cidade de Londres que tem morada permanente. Trabalhou numa casa de leilões após se licenciar da universidade. Revelou que “foi através do interesse por diferentes culturas e o seu sentido de estética que a levaram ao mundo dos diamantes e das pedras preciosas”.
Depois da experiência na casa de leilões, Clarke ficou encantada com o mundo dos diamantes e decidiu fazer o De Beers Diamond Foundation Course, inaugurando a Imogen London no início de 2021.
Imogen Clarke assume que “adora ver o recente aumento de mulheres a assumir o controlo do seu próprio poder de compra e a mimarem-se com um presente para a vida toda”.
A marca prevê que esta tendência se mantenha e possa crescer ainda mais com a chegada do Natal.